Prefeito Pimentel recebe equipe do IBGE e realiza censo simbólico

18 de ago de 2022 Administração
Imagem Prefeito Pimentel recebe equipe do IBGE e realiza censo simbólico
Prefeito Pimentel recebe equipe do IBGE e realiza censo simbólico

O prefeito Hermes Pimentel recebeu uma equipe do escritório local do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em seu gabinete, na tarde desta quinta-feira, 18. Além de responder ao questionário aplicado pela recenseadora Maria Eduarda Silva Leme, em menos de cinco minutos, o prefeito manifestou seu apoio ao Censo 2022 e pediu que a população receba bem e colabore com o trabalho dos recenseadores.

A atualização dos dados demográficos é muito importante para o município, na visão do chefe do Executivo municipal. “Precisamos receber bem os recenseadores e fornecer todas as informações que eles solicitam. O Censo é essencial para atualizar os dados sobre a nossa população e permitir que o município tenha acesso aos recursos públicos necessários para atender às demandas sociais, educacionais e na área de saúde, principalmente, atendendo melhor à própria população”, defendeu.

Maria Eduarda estava acompanhada do coordenador do IBGE em Umuarama, Paulo Cardozo Lavado, do coordenador censitário de sub área Vinícius Mota Bortolin e do agente censitário supervisor Yuri Fernando Kloster Sperandio. “Com 17 das de coleta nossa equipe já visitou pouco mais de 8 mil domicílios. Em quase 1% temos tido recusas de moradores, o que prejudica bastante o trabalho”, lamentou Paulo Cardozo.

Com as equipes a campo de segunda a domingo, o IBGE espera concluir o recenseamento até 31 de outubro. Os recenseadores visitam casa por casa quantas vezes for necessário para entrevistar os moradores, mas quem preferir por responder o questionário pela internet ou por telefone. “Mesmo assim é necessário receber o agente e solicitar um link e senha para preencher os dados na internet ou agendar o censo pelo telefone”, explicou o coordenador.

A coleta de dados é feita digitalmente com o dispositivo móvel de coleta (DMC), que é georreferenciado – ou seja, ao formulário de dados é anexada a localização (coordenadas geográficas) da residência. O escritório local do IBGE conta com 260 recenseadores e 40 supervisores para realizar o censo em 21 municípios da região – sendo 104 agentes e 12 supervisores apenas em Umuarama.

Após a realização do censo simbólico, o prefeito Pimentel reforçou o apelo. “Não precisa ter medo. Os recenseadores são bem identificados, por jaleco e credenciais, e prestam um serviço muito importante para a cidade e o país. A entrevista é bem rápida e os dados vão ajudar a conhecer melhor as características da nossa população, auxiliando inclusive na elaboração de políticas públicas”, completou o prefeito.