Pimentel é empossado presidente da 269ª Junta do Serviço Militar

18 de mai de 2022 Administração
Imagem Pimentel é empossado presidente da 269ª Junta do Serviço Militar
Pimentel é empossado presidente da 269ª Junta do Serviço Militar

O prefeito Hermes Pimentel prestou nesta quarta-feira, 18, o juramento à Bandeira Nacional para sua posse como presidente da 269ª Junta do Serviço Militar, que tem sede em Umuarama, diante do 1º tenente do Exército Márcio Ramos dos Santos, do Posto de Recrutamento e Mobilização (PRM) de Cascavel. O militar esteve no Gabinete do prefeito na parte da manhã, acompanhado do cabo Evandro Gomes da Silva e do secretário da Junta, Allan Pedrosa Gonçalves.

O juramento é uma formalidade regimental para o chefe do Executivo, que se torna corresponsável pela instituição que tem, entre outras funções, coordenar o alistamento para o serviço militar obrigatório no município. Umuarama conta com o Tiro de Guerra 05.012 que anualmente seleciona 150 jovens – com idade entre 18 e 19 anos – para servirem à Pátria. A formação tem duração aproximada de 10 meses e forma reservistas de 2ª categoria.

Todos os brasileiros são obrigados ao Serviço Militar, conforme o Art. 143 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. A obrigação para com o serviço, em tempo de paz, começa no 1º dia de janeiro do ano em que o cidadão completar 18 anos de idade e subsistirá até 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos.

Ao ser empossado no cargo de presidente da Junta Militar, Pimentel assumiu o compromisso – conforme a Lei do Serviço Militar – de “envidar todos os esforços no sentido de cumprir e fazer cumprir, pelos munícipes, os deveres relativos ao serviço militar, a fim de que nosso município contribua para o exercício da cidadania e o engrandecimento da Pátria”.

Ao agradecer a presença do tenente Márcio e do cabo Evandro, Pimentel disse ser uma honra exercer essa função e colocou o município à disposição do Exército – representado pela Junta e pelo TG – para atender a todas as atribuições necessárias ao bom andamento dos serviços. “É muito bom para Umuarama que nossos jovens tenham essa formação para o próprio futuro, como cidadãos, e para que possam contribuir com o nosso desenvolvimento da sociedade”, completou.