IBGE alerta a população que não envia link do Censo 2022 por whatsapp

8 de ago de 2022 Administração
Imagem IBGE alerta a população que não envia link do Censo 2022 por whatsapp
IBGE alerta a população que não envia link do Censo 2022 por whatsapp

Ao que se sabe até este momento, centenas de pessoas de Umuarama estão recebendo mensagens em seus aplicativos do WhatsApp, convidando o cidadão a responder a questionários, pesquisas e entrevistas a respeito do Censo 2022. Porém, a agência do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) local alerta que o não haverá, de forma alguma, o recenseamento por meio dessa rede social.

Segundo Paulo Cardozo Lavado, coordenador do IBGE, o Censo 2022 já foi iniciado em Umuarama no dia 1° de agosto e 67 profissionais recenseadores já estão a campo. “Neste ano haverá a possibilidade de o cidadão responder à pesquisa pela internet, mas funcionará da seguinte forma: primeiro o recenseador vai até a residência e se o morador optar por responder via internet, ele receberá um formulário oficial do IBGE com um link e uma senha. Mas nunca será enviada mensagem por whats pedindo ‘clique aqui’, ‘preencha o formulário’, ‘digite seu cpf’ ou algo do gênero”, garante.

O coordenador alerta ainda para que o cidadão que receber este tipo de mensagem, que jamais compartilhe nos grupos que tem com parentes e amigos. “Temos quase 70 profissionais já trabalhando em toda a cidade – inclusive na zona rural – e vamos contratar mais 30 dentro de alguns dias. Todos eles estão devidamente identificados e o nome pode ser consultado no site www.ibge.gov.br. Assim que abrir o site, já terá um banner onde se pode confirmar pelo número de matrícula, RG ou CPF do recenseador. Qualquer dúvida é só entrar em contato conosco aqui em Umuarama pelo telefone (44) 3622-1070 ou pelo 0800-7218181”, afirma Lavado.