Mais de 40 mil pessoas visitaram o cemitério durante o Dia de Finados

3 de nov de 2021 Acesf
Imagem Mais de 40 mil pessoas visitaram o cemitério durante o Dia de Finados
Mais de 40 mil pessoas visitaram o cemitério durante o Dia de Finados

O Cemitério Municipal de Umuarama recebeu, entre sábado e a última terça-feira, 2, Dia de Finados, mais de 40 mil visitantes de acordo com estimativa da Administração de Cemitérios e Serviços Funerários (Acesf). A visitação se intensificou a partir de sábado, 30, mas o maior movimento de fato ocorreu na terça-feira, quando os portões permaneceram abertos das 6h até pouco além das 18h.

O prefeito em exercício Hermes Pimentel esteve no cemitério e percebeu que a visitação foi tranquila. “Este foi o período em que recebemos mais visitantes desde o início da pandemia. Apesar da movimentação, notamos que a grande maioria das pessoas utilizava máscara e o álcool gel nas mãos”, disse o prefeito.

O diretor da Acesf, Gilvan Luz da Silva, falou sobre um ‘susto’ que ocorreu na tarde de terça. O fogo das velas estava alto, em torno do cruzeiro, e grandes labaredas se formaram quando um funcionário jogou água para diminuir as chamas. “O fogo assustou, mas não feriu ninguém. Já providenciamos a limpeza do cruzeiro, a remoção dos restos de parafina das velas e estamos avaliando a estrutura. Provavelmente será necessário apenas uma nova pintura”, disse o diretor.

A Missa de Finados na frente do cemitério – na Avenida Parigot de Souza parcialmente interditada para a celebração –, organizada neste ano pela Paróquia São José Operário, foi um dos momentos mais emocionantes e concorridos.

Os ambulantes também comemoraram boas vendas com o grande número de visitantes. Outro cuidado recomendado aos visitantes foi quanto à prevenção da dengue. “Pedimos que as pessoas jogassem o lixo nos tambores posicionados em diversos pontos do cemitério e a maioria acatou o pedido, descartando corretamente embalagens, plásticos ou outros recipientes que possam acumular água”, acrescentou Gilvan.

O diretor fez um agradecimento aos funcionários da Acesf, que trabalharam intensamente nos últimos dias para manter o cemitério em ordem, limpo e organizado para as visitas, e também aos servidores das secretarias de Serviços Públicos e de Obras, que realizaram serviços de manutenção e melhorias no local e contribuíram para que tudo ocorresse dentro da normalidade.