Dia de Finados terá missa às 9h no cemitério municipal e avenida interditada

29 de out de 2021 Acesf
Imagem Dia de Finados terá missa às 9h no cemitério municipal e avenida interditada
Dia de Finados terá missa às 9h no cemitério municipal e avenida interditada

O Cemitério Municipal de Umuarama está pronto o Dia de Finados (2 de novembro), período em que recebe o maior número de pessoas durante todo o ano – somando o público dos dias que antecedem a data. A visitação deve se intensificar já a partir de sábado, 30, quando os portões estarão abertos das 8h às 18h, e deve se estender pelo domingo e segunda-feira, no mesmo horário. Na terça, feriado nacional, as visitas poderão começar às 6h e devem durar até as 18h.

A Diocese de Umuarama confirmou a realização da Missa de Finados para as 9h do dia 2, na frente do cemitério – a Avenida Parigot de Souza estará interditada para a celebração, que está sendo preparada pela equipe da Rádio Amizade FM. A partir das 8h deste sábado um dos sentidos da avenida (trecho de 60 metros, paralelo aos muros do cemitério) será interditado para o comércio de flores, velas e outros artigos de interesse dos visitantes, além de lanches e bebidas. Na terça a interdição será total.

Motoristas que trafegarem pela Parigot de Souza, sentido centro, deverão desviar pela Avenida Padre José Germano Neto Júnior e utilizar vias alternativas. O trânsito na região do cemitério será controlado por equipes da Guarda Municipal.

O diretor da Administração de Cemitérios e Serviços Funerários (Acesf), Gilvan Luz da Silva, orienta aos visitantes que levam suas próprias garrafinhas com água, pois a previsão é de sol e altas temperaturas. “É obrigatório o uso de máscara para a visitação. Haverá álcool em gel na entrada do cemitério para higienização das mãos e recomendamos manter o distanciamento. Se a família for grande, é recomendável que as visitas sejam divididas”, afirmou.

Outro cuidado importante é com a prevenção à dengue. “Pedimos que as pessoas joguem o lixo nos tambores que foram posicionados em diversos pontos do cemitério. Não deixe embalagens, plásticos ou outros recipientes que possam acumular água, para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença”, acrescentou Gilvan.

O diretor lembra que na última semana uma ação da Vigilância em Saúde Ambiental encontrou e eliminou dezenas de focos com larvas do mosquito. “Vamos manter o cemitério limpo. Os vasos devem ser preenchidos com areia ou, em caso de flores artificiais, ter uma saída de água no fundo para não acumular água”, solicitou. “A data é importante para muitas famílias, por isso vamos aproveitá-la com consciência”, completou Gilvan.