Servidor | Prefeitura Municipal de Umuarama

Notícia

Notícia

Superpostes de LED de alta potência iluminam novas rotatórias

Compartilhar:
17 de jan de 2019 Infraestrutura
Imagem Superpostes de LED de alta potência iluminam novas rotatórias
Superpostes de LED de alta potência iluminam novas rotatórias

Após a implantação de uma rotatória no cruzamento de duas ruas movimentadas com duas avenidas, local que causava certa confusão ao trânsito nas imediações do Colégio Estadual Vereador José Balan, pela Diretoria de Trânsito de Umuarama, a Prefeitura instalou um superposte com potente sistema de luminárias em LED, para facilitar a visualização e aumentar a segurança.

A rotatória reorganizou a passagem de veículos e pedestres entre as avenidas Roberto Silveira e dos Tamoios, que cruzam com as ruas Anhumai e Indaiá, perto do portão do colégio. “É grande o movimento de veículos e pedestres neste ponto. Vários bairros novos surgiram naquela região e o trânsito aumentou, em meio aos estudantes que entram e saem do estabelecimento de ensino. Nos horários de pico o trânsito ficava complicado”, lembrou a diretora da Umutrans, Dianês Piffer.

A intervenção integra o plano de melhoria da sinalização e do fluxo de trânsito em pontos de estrangulamento apontados pelos levantamentos do Plano de Mobilidade Urbana, em fase de elaboração. O prefeito Celso Pozzobom reforça que as mudanças visam dar mais fluidez e segurança na convivência entre veículos e pedestres, contribuindo para a redução no número de acidentes e de vítimas do trânsito.

O secretário de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Isamu Oshima, informou que dois superpostes foram implantados nos últimos dias, ao custo aproximado de R$ 20 mil cada um. “Além desta rotatória perto do Colégio José Balan, a Prefeitura também colocou outro poste desses na rotatória implantada na frente da Igreja São Paulo, no entroncamento da Avenida Apucarana com  a Mascarenhas de Moraes e as ruas Coelho Neto e Afonso Pena”, apontou.

O investimento é necessário, de acordo com o prefeito Celso Pozzobom, pois esses eram dois pontos complicados do trânsito, por onde cruzavam um grande número de veículos e também muitos pedestres. “Com a rotatória o tráfego fica mais organizado e seguro, tanto para motoristas quanto para a população em geral. E agora, com a iluminação potente dos superpostes, os locais ficam ainda mais seguros”, disse. O prefeito lembrou que as luminárias oferecem uma claridade de 720 watts, têm garantia de cinco anos e apesar disso proporcionam economia de energia elétrica, em comparação com as lâmpadas tradicionais.

Com os ajustes, a situação melhorou visivelmente nos dois pontos. As rotatórias passaram a ter a preferência e as vias de acesso ganharam novas faixas de pedestre, adequações nas calçadas e reforço na sinalização. “São mudanças que ajudam a conter o excesso de velocidade e o avanço de preferencial, dando mais segurança para todos”, completa a diretora da Umutrans.

Galeria de Imagens