Servidor | Prefeitura Municipal de Umuarama

Prefeitura ilumina rua do P. Dom Pedro e troca luminárias da Praça Tamoio

12 de jul de 2017 Infraestrutura
Imagem Prefeitura ilumina rua do P. Dom Pedro e troca luminárias da Praça Tamoio
Prefeitura ilumina rua do P. Dom Pedro e troca luminárias da Praça Tamoio

Além do cuidado com a manutenção, a Prefeitura de Umuarama vem investindo na melhoria da iluminação pública em ruas e locais públicos de grande circulação. Num único processo licitatório, foram investidos mais de R$ 200 mil em luminárias na rua Pinheiro (Parque D. Pedro I) e na troca da iluminação da Praça Tamoio, com lâmpadas de alta durabilidade, menor consumo de energia e mais eficiência luminosa.

O prefeito Celso Pozzobom visitou os dois locais e aprovou os resultados. “No Parque Dom Pedro, a iluminação chegou a uma rua que nunca contou com essa benfeitoria. A comunidade vivia às escuras. Agora as famílias terão mais segurança e comodidade para os deslocamentos no horário noturno e também para ajudar a proteger o seu patrimônio”, afirmou. Nesta obra, foram utilizadas luminárias que a prefeitura tinha em estoque. “Licitamos as lâmpadas, postes e a instalação”, explicou o secretário de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Isamu Oshima.

Já na Praça Tamoio, a iluminação antiga foi trocada por um sistema mais moderno e eficiente. “Substituímos lâmpadas de vapor de sódio, que duravam no máximo 6 meses e consumiam mais energia, por luminárias de LED, econômicas e duradouras. A claridade aumentou bastante e o visual noturno da praça agora é outro”, afirmou o secretário Isamu.

O engenheiro eletricista Anderson Fernando Cavalari, da empresa contratada para o serviço, explica que foram substituídos 14 postes – cada um equipado com três lâmpadas de vapor de sódio de 70 watts e um reator – que somavam 3.440 watts por 14 postes de LED de 170 watts cada, que agora somam 2.380 watts. Comparando o desempenho dos dois sistemas, o engenheiro informa que haverá uma economia de 32% no consumo de energia e um aumento de 33% na iluminação.

Além disso, as luminárias de LED tem uma durabilidade muito maior que as de vapor de sódio. “Trocamos lâmpadas que duravam no máximo 16 mil horas e gastavam mais energia por conjuntos que vão durar 50 mil horas com menor consumo. As luminárias instaladas no Centro Cultural Vera Schubert e na Praça Miguel Rossafa, em janeiro de 2015, não apresentaram nenhum problema até agora. A duração é estimada em 4 anos, mas há sistemas que instalamos na região funcionando perfeitamente há 6, até 8 anos”, completou Cavalari.

“A população só tem a ganhar com a modernização do sistema. Estamos reduzindo os custos de manutenção, pois praticamente não haverá mais troca de lâmpadas na praça, e economizando energia. O aspecto da praça já mudou e com isso a comunidade pode aproveitar melhor o espaço público, a academia da terceira idade (ATI) e a tranquilidade que o espaço oferece, agora com mais segurança”, acrescentou o prefeito Pozzobom.

O secretário Isamu Oshima informou, ainda, que a prefeitura está licitando a troca da iluminação atual por luminárias LED na Avenida Parigot de Souza, entre a Avenida Castelo Branco e a Rua do Bosque, e na Getúlio Vargas, da Praça do Japão até a Avenida Londrina. O processo está em andamento, com preço máximo fixado em R$ 332,8 mil.