Varredeira mecânica limpa ruas e avenidas da cidade com agilidade

Data de publicação: 09/10/2019

Foto da matéria Varredeira mecânica limpa ruas e avenidas da cidade com agilidade

A varredeira mecânica adquirida recentemente pelo município está a pleno vapor, agilizando a limpeza nas ruas e avenidas da cidade. De acordo com o secretário municipal de Serviços Públicos, José Guimarães de Melo, o conjunto – que exigiu o investimento de R$ 730 mil, entre caminhão e equipamento de varrição, sucção e armazenamento de resíduos – tem sido muito útil principalmente no horário noturno, quando não há veículos estacionados nas ruas.

Mas durante o dia o caminhão também tem trabalhado. Nesta semana, moradores das avenidas Presidente Getúlio Vargas, Rio de Janeiro e São Paulo, na Zona 2, puderam ver o equipamento em ação. “Durante o dia, a equipe faz a varrição em torno dos canteiros centrais das avenidas, onde os carros não podem estacionar. É uma forma de manter a cidade mais limpa e agradável tanto aos moradores quanto visitantes, ao mesmo tempo em que evitamos o entupimento das galerias pluviais, retirando toda a terra e resíduos das vias públicas”, detalhou o secretário.

Guimarães lembrou que a entrega da varredeira mecânica encerrou um processo de mais de um ano de pesquisas, testes e processo licitatório. “Mas valeu a pena, pois agora temos um equipamento moderno e prático, que vai agilizar a limpeza das ruas e avenidas, coleta de folhas nos canteiros e até o desentupimento de bocas de lobo, que tem uma demanda muito grande”, apontou.

A varredeira fez parte de um reforço importante na frota municipal, entregue recentemente pelo prefeito Celso Pozzobom e autoridades locais. Junto com o caminhão de varrição, o município recebeu um ônibus novo para o transporte escolar e quatro novas ambulâncias para substituição da frota do Samu Noroeste, adquiridas com recursos federais e estaduais. Juntando todos os veículos, o investimento supera R$ 1,6 milhão.

Pozzobom lembra que nesta gestão já foram adquiridos cerca de 80 veículos, máquinas e implementos necessários para atender às demandas da população urbana e rural, e citou a grande responsabilidade que é utilizar esses implementos. “Empregamos bem os recursos arrecadados, os repasses e parcerias. Cabe a todos zelar por este patrimônio para sejam úteis pelo maior tempo possível”, afirmou.

Fotos: https://www.flickr.com/photos/167581318@N03/albums/72157711051431163