Servidores Municipais

Placas disciplinam atividades para aumentar segurança em logradouros

Data de publicação: 29/08/2018

Foto da matéria Placas disciplinam atividades para aumentar segurança em logradouros

Pensando no bem-estar da população, a Prefeitura de Umuarama tem levado orientações de segurança a alguns logradouros públicos, por meio de placas e painéis implantados em locais de fácil visualização e compreensão. São recomendações práticas e claras, que visam aumentar o nível de segurança entre os frequentadores destes espaços, principalmente para crianças, idosos e pessoas com dificuldades de mobilidade.
Nos lagos Aratimbó e Tucuruvi, a determinação é que visitantes e usuários evitem nadar, jogar lixo no chão e trafegar de bicicleta nas pistas, que foram projetadas para passeios e caminhadas – por serem estreitas, elas não oferecem condições seguras de convívio entre ciclistas e pedestres e acidentes já foram relatados. Quanto à natação, as águas são profundas e não há guarda-vidas nem equipamentos de segurança, por isso a atividade é proibida.
Recomendações semelhantes foram feitas também na Praça Miguel Rossafa, onde as placas indicam a proibição de ciclismo, recomendam o cuidado com a limpeza e orientam frequentadores a não jogar bola. Como a praça é contornada por uma via de intenso tráfego de veículos, a bola pode escapar para a pista e, num momento de desatenção dos pais, crianças podem ficar expostas aos veículos na tentativa de recuperar o brinquedo.
Esses são riscos que podem ser evitados caso a brincadeira seja realizada em um local mais adequado, como o Bosque Uirapuru, a miniarena de grama sintética no ginásio de esportes e outros campinhos públicos.
A Prefeitura informa que não haverá punição, caso alguma dessas recomendações seja descumprida. A obrigação do município é alertar a população para os riscos que essas atividades representam e cabe a cada um zelar pela própria segurança e de seus dependentes.
Reforçando, o objetivo das placas é apenas alertar os frequentadores sobre os riscos que estão expostos, ou que podem representar para terceiros, caso persistam nas atividades descritas.