Serviços Rodoviários

Município implanta tubulação em estradas rurais para combater erosão

Data de publicação: 14/08/2019

Foto da matéria Município implanta tubulação em estradas rurais para combater erosão

Umuarama conta com uma extensa malha de estradas rurais não pavimentadas, que exigem obras de conservação e cuidados constantes. Além de realizar serviços de adequação, limpeza, reparos e manutenção de microbacias e pontes, a equipe da Secretaria de Serviços Rodoviários da Prefeitura também tem realizado obras para conter a erosão, evitando danos maiores em diversas estradas rurais do município.

De acordo com o secretário Mauro Liutti (Serviços Rodoviários), a administração municipal tem possibilitado condições favoráveis para manter as estradas em boas condições. “Temos implantado galerias pluviais em várias estradas, eliminando pontos de acúmulo de água da chuva e também de passagem de nascentes que cruzam as estradas, aumentando os riscos de erosão e às vezes até provocando estragos”, disse o secretário. A estiagem favoreceu o trabalho, que eliminou vários pontos críticos em sete estradas – foram utilizados cerca de 110 tubos – a maioria com 0,60 m de diâmetro.

O prefeito Celso Pozzobom lembra que este é um investimento de valor até reduzido, comparado a outras obras em execução na cidade, mas que traz um grande benefício aos moradores da zona rural. “Estamos cuidando bem das nossas estradas, afinal é por lá que passa grande parte da produção agropecuária e também as pessoas que trabalham e vivem nas propriedades rurais. Essa tubulação vai evitar uma série de transtornos. Estamos aproveitando o tempo seco para realizar mais este serviço e garantir comodidade às famílias que vivem no campo durante os períodos chuvosos”, apontou.

O trabalho envolve equipes e maquinário próprio do município e também serviços contratados junto a terceiros. Nos últimos meses foram atendidos com tubulação de passagem (tanto para águas pluviais quanto para córregos e nascentes) as estradas União, Samambaia, Yamanishi, Drongo, Cearense, Paulista, Desengano, Tropeiro, entre outras.

Na Samambaia, a Secretaria de Serviços Rodoviários realizou obras de adequação em um trecho de cinco quilômetros e colocou tubos para passagem de um grande volume de água que ficava empossada às margens da via. As estradas Yamanishi e Drongo também receberam serviços de readequação. A estrada Cearense teve obras nas imediações da divisa com o município de Ivaté e a Desengano recebeu tubos para contenção de águas que cruzam a estrada, interrompendo o tráfego.

Liutti lembra o desafio que é manter em boas condições as estradas de Umuarama. “São 596 km, algumas bem distantes do pátio, com grandes trechos percorridos em leito natural. Só é possível atender a toda essa demanda graças aos investimentos na frota de veículos e máquinas da Prefeitura, pela atual administração”, considerou.

Em pouco mais de dois anos foram adquiridos 75 automóveis, utilitários, caminhões, ambulâncias, máquinas e equipamentos para o pátio rodoviário, que incluem quatro pás carregadeiras, quatro motoniveladoras, três caminhões caçamba trucados, rolo compactador “pé de carneiro”, caminhão VW de prancha, cavalo mecânico prancha, escavadeira hidráulica, trator de esteira, coletores de lixo e carros baixos.

“Estamos eliminando gargalos, resolvendo problemas antigos e melhorando as condições de vida da população nas mais diversas áreas. Essas aquisições para o nosso pátio rodoviário ajudam a melhorar a operacionalidade e economizar recursos com combustíveis, manutenção e despesas com o desgaste da frota, o que permite investir mais em outras áreas”, completou o prefeito Celso Pozzobom.

Fotos: clique aqui