Suspeitas de coronavírus aumentam; caso confirmado na cidade é de fora

21 de mar de 2020 Saúde
Imagem Suspeitas de coronavírus aumentam; caso confirmado na cidade é de fora
Suspeitas de coronavírus aumentam; caso confirmado na cidade é de fora

A Secretaria Municipal de Saúde informa que o número de casos suspeitos de coronavírus aumentou para 11 neste sábado, 21, em Umuarama. Atualmente há 10 pessoas em isolamento respiratório e domiciliar, como medida preventiva, enquanto aguardam resultados dos exames realizados no Laboratório Central do Estado (Lacen). Um caso foi descartado. Não há no momento nenhum morador de Umuarama com caso positivo de coronavírus.

A Secretaria de Saúde foi informada pelo Estado sobre um caso positivo de Covid-19 atendido na cidade. Trata-se de um morador de cidade da região que teve sintomas após uma viagem ao exterior, procurou a rede hospitalar em Umuarama sem dar entrada pelo SUS, e estava em isolamento desde então.

O paciente está internado desde a última terça-feira, 17, e não há informação sobre seu quadro de saúde, uma vez que ele não está sendo tratado através do Sistema Único de Saúde (SUS). As medidas preventivas e o isolamento foram adotados para todas as pessoas que tiveram contato com o paciente.

“O momento é delicado, por isso precisamos reforçar os cuidados para evitar o contágio do vírus. A população precisa seguir as recomendações da Secretaria de Saúde e dos decretos publicados pelo município, permanecer o máximo de tempo em casa e manter a higiene constante das mãos e dos objetos pessoais, que não devem ser compartilhados”, orientou a secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini.

O município está monitorando pessoas que chegam de outras cidades e regiões, tanto no Aeroporto Orlando de Carvalho quanto na Estação Rodoviária e orientando a evitar as viagens. “Só saia de casa em caso de real necessidade, para ir ao supermercado, farmácia ou à unidade de saúde (em caso de sintomas persistentes de tosse, febre e dificuldade de respirar), principalmente se tiver mais de 60 anos. Mas a recomendação é para todos”, reforçou a secretária.

O prefeito Celso Pozzobom manifestou preocupação com a confirmação e o aumento dos casos suspeitos, mas disse que isso já era previsto. “Infelizmente o coronavírus é de fácil disseminação. Estamos fazendo o possível para evitar que o vírus seja transmitido para outras pessoas, mas a população precisa respeitar as recomendações. A principal é permanecer em casa. A grande maioria do comércio atendeu à determinação, mas alguns insistiram em abrir seus estabelecimentos, colocando a saúde dos trabalhadores e da população em risco”, lamentou,

Por isso, o novo decreto publicado neste sábado traz algumas punições. O não cumprimento das medidas será caracterizado infração à legislação municipal e sujeitará o infrator às penalidades e sanções aplicáveis – incluindo, se couber, a cassação da licença de funcionamento – e estabelece multas que podem variar entre R$ 300,00 e R$ 5 mil.