18 de mar de 2020 Saúde
Imagem Secretaria de Saúde orienta população sobre medidas para evitar contágio do coronavírus

A Secretaria Municipal de Saúde está monitorando os casos suspeitos de Covid-19 (o novo coronavírus) em Umuarama. Nesta quarta-feira, o quadro de saúde dos cinco pacientes era considerado estável. “O resultado dos exames chega nos próximos dias, podendo confirmar ou descartar o contágio. Os demais exames estão todos regulares”, disse a secretária de Saúde do município, Cecília Cividini.

A porta de entrada para pessoas que apresentarem síndromes gripais são as Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde os profissionais estão orientados sobre o protocolo de atendimento. Mesmo os casos que entrarem diretamente nos hospitais, por meio de consulta particular ou plano de saúde, serão informados à Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) porque a notificação é obrigatória.

A secretária recomenda que crianças com sintomas de gripe permaneçam em casa, por precaução. Os idosos – grupo mais suscetível ao contágio – devem evitar aglomerações e locais fechados. “Se apresentar qualquer sintoma ou quiser esclarecer dúvidas, a população pode entrar em contato preferencialmente por telefone com a sua UBS ou a Secretaria de Saúde, pelo fone (44) 3639-1900”, orientou.

O encaminhamento será feito conforme o quadro clínico que o paciente apresentar. “Apenas os casos com complicações serão encaminhados ao hospital de referência – que em Umuarama é o Uopeccan –, mas a maioria dos casos deve ser tratada em casa, com medicação sintomática quando necessário (receitada por profissional de saúde) e isolamento domiciliar”, disse Cecília. Haverá monitoramento por parte da Secretaria de Saúde.

A Secretaria da Saúde do Estado está divulgando métodos de prevenção para evitar a propagação do vírus e tranquilizar a população no site www.coronavirus.pr.gov.br. O conteúdo também foi disponibilizado pelo aplicativo Coronavírus-SUS, gratuito na Play Store, com dicas e a localização da unidade de saúde mais próxima do usuário.

Cuidados para reduzir o risco de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, como o coronavírus

O QUE FAZER

• Lavar as mãos várias vezes ao dia com água e sabão ou gel, incluindo os pulsos, entre os dedos e embaixo da unha

• Limpar os objetos mais manuseados com álcool em gel

• Manter os ambientes sempre ventilados e arejados

• Cobrir a boca e o nariz com o braço ou um lenço descartável ao tossir ou espirrar

• Máscaras devem ser utilizadas apenas por quem já apresenta os sintomas da doença ou tiver contato com pessoas infectadas.

O QUE NÃO FAZER

• Não compartilhe objetos pessoais, como toalhas, talheres, canetas e celulares

• Não toque o nariz, olhos e boca antes de lavar as mãos

• Evite cumprimentar as pessoas com abraços, beijos e apertos de mão

A transmissão ocorre pelo contato com pessoas infectadas, por meio de secreções como gotículas de saliva, espirro tosse ou catarro. O vírus também pode se disseminar pelo contato com objetos ou superfícies contaminados, como aparelhos eletrônicos, talheres, notas de dinheiro, entre outros.

SINTOMAS

Os principais sintomas da doença causada pelo coronavírus são semelhantes aos de um resfriado, como febre, tosse seca, dificuldade para respirar e insuficiência renal nos casos mais graves. Caso apresente os sintomas, é importante procurar ajuda médica imediata para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento.

Para esclarecer dúvidas ou obter mais informações, o paciente pode entrar em contato pelo telefone 0800 644 4414 ou pelo Whatsapp (41) 3330-4414.