Reforma de prédio para nova UBS de Santa Eliza entra em fase de acabamento

19 de mai de 2020 Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos
Imagem Reforma de prédio para nova UBS de Santa Eliza entra em fase de acabamento
Reforma de prédio para nova UBS de Santa Eliza entra em fase de acabamento

A futura Unidade Básica de Saúde (UBS) de Santa Eliza será implantada na antiga creche do distrito, onde também será cedido espaço para o posto de atendimento dos Correios, na Avenida Brasil, região central. Para isso, a Prefeitura de Umuarama realiza uma ampla reforma do prédio, com uma série de adequações a fim de abrigar os consultórios médicos, salas de vacina, de enfermagem, de agentes de saúde, banheiros e demais instalações, além da recepção e sala de espera para os pacientes.

Nesta semana, a empreiteira contratada para obra está finalizando a troca da cobertura, entre outros serviços. A obra já está na fase de acabamento, dentro do cronograma. A reforma do prédio para instalar a nova UBS de Santa Eliza faz parte de um pacote de obras realizadas pela Prefeitura, que prevê o investimento de R$ 760 mil em recursos do Fundo Estadual da Saúde (FunSaúde) e contrapartida do município.

O prefeito Celso Pozzobom lembra que o pacote prevê a reforma, ampliação e adequação de cinco unidades básicas de saúde (UBS). “A antiga creche do distrito será transformada em uma moderna UBS, com o investimento de R$ 176,8 mil. Estamos aproveitando um prédio público que estava fechado, sem utilidade, apesar de contar com estrutura em bom estado. O projeto garante completa adequação para uma unidade de saúde à altura das necessidades da população”, informou.

O prazo de execução é de 8 meses, a partir da assinatura da ordem de serviço, realizada no final de e janeiro deste ano. A empresa responsável é a empreiteira Cabral & Cabral Engenharia Ltda. “Com a nova UBS, vamos garantir melhores condições de trabalho aos profissionais e mais conforto e segurança aos moradores de Santa Eliza que precisarem de serviços de saúde”, acrescentou o diretor de Obras da Prefeitura, Nélio Guazzelli.

Na área de saúde, Pozzobom lembrou outros investimentos que trouxeram grandes avanços, como a conclusão das UBS do Conjunto Sonho Meu e do Parque San Remo, reforma e ampliação da UBS Guarani/ Anchieta e várias outras unidades, a mudança do Centro de Especialidades Médicas e do Ambulatório de Infectologia para um local mais adequado, a construção do novo PA 24h Dr. Cândido Garcia, a implantação do Centro de Referência em Atendimento Materno e Infantil (CRMI) e outras ações que resultaram na redução na fila de espera por consultas, exames e procedimentos especializados.

No início do ano, a secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini, também anunciou a implantação de uma equipe Estratégia Saúde da Família em Santa Eliza, com médico e enfermeira atendendo todos os dias (de segunda a sexta). Além desta unidade, encontram-se em obras de reforma e ampliação as UBS de Serra dos Dourados, do Parque Jabuticabeiras, do Parque Vitória Régia e do Jardim Panorama. Para atendimento de agravos, a Secretaria de Saúde também implantou dois ambulatórios – uma para atender casos de dengue e outro para pacientes com suspeita de Covid-19.