Prefeitura retoma micropavimentação para recuperar malha asfáltica nos bairros

20 de fev de 2021 Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos
Imagem Prefeitura retoma micropavimentação para recuperar malha asfáltica nos bairros
Prefeitura retoma micropavimentação para recuperar malha asfáltica nos bairros

A Prefeitura de Umuarama inicia na próxima semana uma nova etapa do programa de micropavimentação, que vai beneficiar diversas ruas dos bairros Jardim Kennedy, Novo Milênio e Veneza. Equipes da Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano, Projetos Técnicos e Habitação iniciaram nesta sexta-feira, 19, os serviços preliminares como limpeza do pavimento, correção de imperfeições (tapa-buraco e reperfilamento) e a poda de árvores, preparando o terreno para a aplicação do material.

Nesta etapa, o serviço começa pelos jardins Kennedy e Novo Milênio. Na próxima quarta-feira, 24, a microcamada de asfalto será executada nas ruas Maracanã e Morumbi; dia 25, na Rua Irmã Dorothy e travessas Hana Primavesi e José Sgobi; e dia 26, nas ruas América, Helena Kolody e Olympe de Gouges.

As vias estarão bloqueadas ao tráfego durante a realização do serviço. “Por isso, orientamos aos moradores que retirem seus veículos de casa antes do início da aplicação e retornem apenas após a secagem do material, utilizando vias transversais ou paralelas para estacionar ao longo do dia”, recomenda o secretário municipal de Obras, Isamu Oshima. Na próxima semana será informada a programação das ruas do Jardim Veneza, onde o trabalho deve ser executado durante quatro dias.

A micropavimentação é um procedimento rápido de recuperação do pavimento asfáltico, porém econômico e duradouro, que vem sendo usada com sucesso em diversas cidades do Paraná. “O custo é bem reduzido, na comparação com outros processos (como reperfilamento e recapeamento), e a durabilidade é estimada em cinco anos ou mais, dependendo do tráfego da via e da conservação”, explica o prefeito Celso Pozzobom.

O trabalho é realizado em parceria entre a Prefeitura de Umuarama e o Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Paraná (Cindepar), que tem sede em Astorga. A mistura aplicada ao pavimento é composta por emulsão asfáltica, água, cal e pó de pedra brita, em dosagens definidas por normas técnicas criteriosas.

“Como a aplicação é feita a frio, a secagem é rápida – entre duas e três horas, dependendo do sol, as ruas podem ser liberadas para o tráfego. Esse é um serviço que tem dado muito certo. Começamos a utilizá-lo em 2018 e até hoje as ruas que receberam a micropavimentação continuam em ótimas condições. Nos locais atendidos, foi o fim do tapa-buraco e da necessidade constante de manutenção da capa asfáltica”, completou o prefeito.

Vídeos desta notícia: clique aqui e aqui