Prefeitura implanta melhorias na drenagem pluvial na Rua Porto Alegre

25 de mai de 2020 Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos
Imagem Prefeitura implanta melhorias na drenagem pluvial na Rua Porto Alegre
Prefeitura implanta melhorias na drenagem pluvial na Rua Porto Alegre

A Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano, Projetos Técnicos e Habitação da Prefeitura de Umuarama está implantado uma grelha de ferro do tipo ‘mata burro’ na Rua Porto Alegre, Zona 4, próximo ao entroncamento com a Avenida Vitória, no Conjunto Residencial Verde Vale. Nos dias de chuva mais intensa, a enxurrada tem invadido residências e causado transtornos aos moradores.

“O mata burro permite ampliar a captação pluvial e conter a enxurrada, que é direcionada para a rede de galerias. Esse investimento, em caráter emergencial, é necessário para melhorar o sistema de drenagem e evitar danos aos imóveis. Ainda mais agora que temos previsões de chuvas fortes, após um longo período de estiagem”, disse o diretor de obras, engenheiro Nélio Guazzelli.

O serviço foi iniciado nesta segunda-feira e a previsão é de que até o final da semana esteja concluído. “É um trabalho rápido, realizado com o mínimo de transtorno aos moradores da região e que em poucos dias vai resolver o problema”, acrescentou. Desde 2017, o prefeito Celso Pozzobom tem ordenado uma série de investimentos para melhorar o sistema de escoamento pluvial na cidade, que em muitos pontos é insuficiente em períodos de chuvas intensas (grande volume em pouco tempo).

Em muitos bairros, a rede de galerias é antiga e não foi dimensionada para o volume atual de chuvas, o que é agravado pelo aumento da impermeabilização do solo ocasionada pelo avanço da pavimentação e o calçamento de passeios e quintais. “A falta de manutenção ao longo dos anos também afetou a capacidade de escoamento, o que força a água a correr sobre a pista, invadindo casas, comércios e acentuando a erosão”, apontou o prefeito.

Para mudar essa situação o município vem implantando novas galerias, recuperando redes antigas e aumentando a capacidade da tubulação, através da desobstrução e limpeza da rede e bueiros com jatos de alta pressão. “Muita sujeira é jogada nas ruas e acaba parando nos bueiros, entupindo as galerias, mas a manutenção está em dia”, explicou o secretário de Obras, Planejamento Urbano, Projetos Técnicos e Habitação, Isamu Oshima.

Alguns dos pontos que receberam melhorias na drenagem pluvial foram a Av. Parigot de Souza com Rua Perobal, na baixada do Bosque dos Xetá; a Av. Rio Grande do Norte, com a Rua Presidente Bernardes e rua Bararuba, na Praça dos Xetá; Avenida Guanabara, com a Parigot de Souza, e os núcleos habitacionais Ouro Branco, Jardim San Martin (próximo ao Lago Tucuruvi) e Parque Tarumã.

A Avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca, entre o trevo do Gauchão e Universidade Estadual de maringá (UEM), ganhou galerias pluviais e bocas de lobo nos dois sentidos. “Agora a água é captada pelos bueiros e direcionada a um córrego, assegurando boas condições de tráfego sobre a pista em qualquer tempo”, acrescentou o secretário Isamu Oshima. Grandes tubulações também foram implantadas na Avenida Ivo Sooma, Jardim Irani e Primeiro de Maio (atrás do pátio de máquinas da Prefeitura).