Prefeito autoriza o início das obras de revitalização do Bosque dos Xetá

27 de mai de 2020 Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos
Imagem Prefeito autoriza o início das obras de revitalização do Bosque dos Xetá
Prefeito autoriza o início das obras de revitalização do Bosque dos Xetá

Respeitando as normas de prevenção ao contágio do coronavírus, como distanciamento social, uso de máscaras e higienização das mãos e objetos, o prefeito Celso Pozzobom recebeu vereadores, secretários municipais e diretores de departamentos da Prefeitura para autorizar o início das obras de revitalização do Bosque dos Xetá.

“Nosso projeto é tornar o bosque mais seguro, atrativo e preparado para ser utilizado pela população em passeios a pé ou de bicicleta, corridas leves e outras atividades físicas e a ideia é estar com tudo pronto até o final de outubro, para que a estrutura seja usada no próximo verão”, disse o prefeito.

Com recursos do Contrato de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) do Ministério das Cidades/ Caixa Econômica Federal, o município investirá R$ 972.631,90 em serviços como a revitalização da pista de caminhada, construção de uma ciclovia e uma nova pista de caminhada externa, além da implantação de paisagismo e de gradil em todo o entorno do bosque. A empresa responsável pelas obras será a Canto Norte Construções e o prazo de conclusão é 24 de outubro próximo.

A revitalização do bosque começou com a construção de um canal aberto no lugar onde uma grande galeria pluvial foi destruída pela ação do tempo. O canal é uma obra emergencial para eliminar um foco erosivo que vinha avançando em direção ao cruzamento das avenidas Castelo Branco com Parigot de Souza. Uma grande parte do aterro já foi levada pelas águas. Esse projeto tem investimento de R$ 1 milhão 144 mil também em recursos do Finisa. O canal tem formato trapezoidal em concreto armado, com 115,00 m de extensão e receberá também uma nova galeria partindo da Av. Castelo Branco, próximo a Sala Aré.

“Após as obras que realizamos, o Bosque Uirapuru voltou a ser bastante frequentado pela população e passou a contribuir pra a saúde, possibilitando a prática de atividades e exercícios físicos. Queremos que o Bosque dos Xetá tenha a mesma utilização, auxiliando na qualidade de vida da população”, disse o prefeito. Ele agradeceu o apoio dos vereadores que aprovaram a adesão de Umuarama ao Finisa (Maria Ornelas, Júnior Ceranto, Newton Soares, Ronaldo Cardoso, Toninho Comparsi e o presidente Noel do Pão) e também a toda equipe técnica da Secretaria de Obras, envolvida nos projetos, representada pelo diretor Nélio Guazzelli.

Vídeo desta notícia - clique aqui