Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos

Ponte da Estrada Moema já recebeu as vigas de concreto e aterros

Data de publicação: 16/10/2019

Foto da matéria Ponte da Estrada Moema já recebeu as vigas de concreto e aterros

A primeira de um conjunto de seis pontes que a Prefeitura de Umuarama está construindo na zona rural recebeu nesta segunda-feira, 14, as vigas em concreto padrão rodoviário, lançadas por um guindaste sobre as alas concretadas na semana passada. A ponte, que está sendo erguida na Estrada Moema, sobre o ribeirão do Veado, já teve um dos lados aterrados e nos próximos dias terá o tablado concretado sobre as vigas e o realinhamento do leito do córrego.

A construtora contratada pelo município vem mantendo o cronograma da obra. “Essas pontes são todas em concreto e vão melhorar as condições de tráfego para os moradores da zona rural, facilitando o escoamento da produção e o acesso aos serviços na cidade. O investimento é de R$ 2,6 milhões com recursos de convênio celebrado entre o município e o Ministério da Integração Nacional”, lembrou o prefeito Celso Pozzobom.

Depois da obra, o leito da estrada será levantado. O objetivo é assegurar mobilidade com mais agilidade e segurança, garantindo boas condições de trânsito em qualquer período climático. “O morador da zona rural precisa acesso às rodovias e ao centro urbano, pois depende do deslocamento para adquirir insumos, produzir e comercializar a sua produção, e também para adquirir produtos para sua família e serviços essenciais, como atendimento na área de saúde”, acrescentou o prefeito.

As seis pontes serão em concreto armado. A da Moema liga as estradas Pavão e Dias à rodovia PR-580, sobre o Ribeirão do Veado, e também ao centro da cidade por meio da Avenida Presidente Castelo Branco. As outras pontes, cuja metragem varia de 65,50 m² a até 90,7 m², serão construídas na Estrada Itajé, córrego Cedro; Estrada Baitira, córrego Garça; Estrada Paulista, córrego Água do Jumento; Estrada Divisora, córrego Água Santa Rosa; e Estrada Cearense, ribeirão Tiradentes.

O secretário de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Isamu Oshima, lembrou que há muitos anos não se construía pontes na zona rural de Umuarama. “Neste ano já construímos uma na Estrada Esperança e outra na Estrada Desengano, em parceria com a usina, além de reconstruir pontes na Estrada Amarela, na Iarama e também a antiga da Estrada Moema, que permanecerá no local”, completou.

Fotos: https://www.flickr.com/photos/167581318@N03/albums/72157711340788008