• 16/02/2011
  • Prazo para pagamento do IPTU com desconto (cota única) é prorrogado
  • A Prefeitura de Umuarama prorrogou o prazo de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU 2011), em cota única. Os umuaramenses têm até o dia 10 de março para quitar o imposto com 20% de desconto. O parcelamento em três vezes (10/03, 10/04 e 10/05) oferece desconto de 10%. Outra opção é o parcelamento em dez vezes sem acréscimo (cronograma inalterado).
    "Com o prazo maior, entendemos que mais pessoas poderão se programar e usufruir do desconto", avalia o prefeito Moacir Silva.
    No total, a Prefeitura emitiu mais de 38 mil carnês. A arrecadação almejada é superior a R$ 17 milhões. Até o momento, os Correios devolveram à Diretoria de Arrecadação da Prefeitura mais de mil carnês, referentes a terrenos cujos proprietários não foram localizados nos endereços indicados. O volume representa aproximadamente 3% do total. A atualização dos dados pode ser feita na hora, no andar térreo do Paço da Amizade.
    Contribuintes proprietários de apenas um imóvel, com residência com área construída inferior a 70 m² e renda familiar que não ultrapassa dois salários mínimos são beneficiados com a isenção (nessa categoria de benefício não estão inclusos apartamentos). O mesmo vale para aposentados (com idade acima de 60 anos, com único imóvel e renda familiar de até dois mínimos), deficientes físicos e viúvas, também proprietários de imóvel único e com renda familiar não superior a dois salários. Cabe ressaltar que a isenção diz respeito tão somente ao imposto predial, não abrangendo o recolhimento das taxas (como coleta de lixo, por exemplo).
    O valor do IPTU foi reajustado em 5,5%, ou seja, um pouco abaixo do índice do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). A Prefeitura executou uma nova medição dos imóveis, no ano passado, para atualização das áreas das construções.

Serviço
    Através do email iptu@umuarama.pr.gov.br, os contribuintes podem sanar dúvidas e obter informações complementares. Outro canal direto é o telefone (44) 3621-4141.