• 29/11/2019
  • Últimos lotes urbanizados do Sonho Meu têm novos beneficiários
  • Categoria: Habitação
  • A Diretoria de Habitação da Prefeitura de Umuarama sorteou nesta segunda-feira, 11, os lotes para os candidatos pré-habilitados por sistema de pontos, para as unidades remanescentes do Programa Lotes Urbanizados – anexo ao Conjunto Habitacional Sonho Meu. Com disponibilidade de 29 lotes, a diretoria classificou os inscritos até a 29ª colocação e realizou sorteio apenas da quadra e lote entre os classificados.

O sorteio foi realizado pela manhã, no Centro Cultural Vera Schubert, sob a condução da diretora de Habitação do município, Andréia Grazielle Honorato. O prefeito Celso Pozzobom lembrou que este é o quarto sorteio de lotes no Sonho Meu III a partir de 2017. “Estamos há quase três anos tentando acertar a situação do bairro, destinando os lotes a quem realmente quer construir. Por outro lado, em parceria com a Cohapar, também estamos regularizando moradias nos bairros Alvorada, Arco-Íris, Sete Alqueire, Alto da Glória e Dom Pedro II, cujos lotes foram ocupados de forma irregular”, acrescentou.

O prefeito lembrou a Lei de Responsabilidade Fiscal, que penaliza gestores se houver irregularidades também no setor habitacional, e destacou que o contrato a ser firmado entre os mutuários e o município deve ser cumprido. “Se não for construir, se o terreno não agradar, ou os recursos forem insuficientes, devolvam o lote ao município antes de começarem a pagar”, orientou.

Pozzobom lembrou que nos últimos anos não foi lançado nenhum projeto de moradias populares por falta de recursos do governo federal e do Estado, mas disse que o município está com áreas em negociação enquanto aguarda a retomada do Programa Minha Casa Minha Vida. “Mesmo assim fizemos muitos investimos no Sonho Meu, como a conclusão da creche, do posto de saúde, a troca do telhado e melhorias na Escola Cândido Portinari e o recape de quase todas as ruas do bairro com micropavimentação”, reforçou.

O sorteio dos lotes teve ainda a presença do vice-prefeito Hermes Pimentel da Silva e do vereador Júnior Ceranto, que desejaram sucesso aos futuros moradores do Sonho Meu III. Os beneficiários foram convidados a visita a Diretoria de Habitação e conhecer a localização dos lotes no mapa, para posterior visita. Eles foram orientados sobre as regras do programa, o pagamento (os preços são subsidiados em cerca de 80%), o prazo para iniciar a obra e receberam quatro opções de plantas gratuitas para a construção das moradias.

Os critérios da seleção seguem o previsto na Lei nº. 3.712/2011, que regulamenta as formas, condições, requisitos, exigências e critérios de inscrição, seleção e habilitação de interessados na aquisição de lotes urbanizados, para implantação de moradias populares. Os demais inscritos foram habilitados como suplentes e deverão aguardar caso haja alguma desistência ou impedimento.

Fotos: clique aqui