• 26/10/2019
  • Aeroporto de Umuarama recebe estação meteorológica mais moderna do Estado
  • Categoria: Indústria, Comércio e Turismo
  • O prefeito Celso Pozzobom e o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Douglas Bácaro, participaram da entrega técnica da Estação Meteorológica de Superfície Automática (EMS-A) do Aeroporto Municipal Orlando de Carvalho, na tarde desta sexta-feira, 25. O equipamento, avaliado em cerca de R$ 2,5 milhões, já instalado, testado e pronto para entrar em operação – aguarda apenas a homologação junto aos órgãos competentes –, é mais um passo para a certificação do aeródromo visando a operação comercial.

Importada da Finlândia, a EMS-A foi adquirida por 550 mil Euros e doada ao município pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) do Ministério da Infraestrutura do governo federal. “Umuarama será a primeira cidade do Paraná e a terceira da região Sul do país a operar com um equipamento tão avançado. Isso mostra a confiança do governo federal no projeto que desenvolvemos para retomar os voos comerciais na Capital da Amizade. Estamos em processo de certificação e, apesar de informações contrárias, estamos avançando rumo ao último passo para a liberação do aeroporto”, explicou Douglas Bácaro.

Na presença do vereador Júnior Ceranto e da equipe técnica, o secretário explicou que o processo de certificação operacional de um aeroporto segue diversas regulamentações, tanto da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), do Comando da Aeronáutica (Comaer), bem como de outros órgãos reguladores federais.

“Como se pode observar no site da Anac, que disponibiliza ao conhecimento público o andamento de seus processos administrativos, esta administração aeroportuária, em sintonia legal e técnica com o órgão regulador da aviação civil, vem tratando os assuntos pertinentes de maneira a garantir não apenas o início das operações da aviação comercial em Umuarama, mas também obtê-lo com a segurança requerida por normas nacionais e internacionais”, esclareceu.

Como se trata de um processo, não é uma única avaliação que vai aprovar ou reprovar os procedimentos implantados. “Estamos realizando os ajustes conforme os apontamentos da Anac. Em breve estaremos em conformidade com as exigências e teremos o aeroporto liberado para operar aeronaves com capacidade acima de 60 passageiros – bem diferente do Programa Voe Paraná, que utiliza aviões monomotor com capacidade para nove passageiros e aeroportos com menor infraestrutura”, lembrou o prefeito Celso Pozzobom, ao entregar os equipamentos.

Fotos: aqui
  • Galeria de Fotos