• 09/10/2019
  • Prefeitura notifica empresa para reparar postes ornamentais da Santos Dumont
  • Categoria: Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos
  • A Secretaria de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos da Prefeitura notificou a empresa responsável pela reforma da Praça Santos Dumont para a realização de reparos nos postes ornamentais, cujas lâmpadas têm queimado com frequência. O serviço está dentro da garantia de obra – que é de cinco anos – e não terá custos para o município.

Como a queima das lâmpadas de LED tem ocorrido repetidamente, a secretaria realizou avaliação técnica que apontou como motivo o aquecimento – a lâmpada de LED confinada chega a aquecer a uma temperatura superior a 80 graus, causando a falha.

“Após estudar o caso, concluímos que a colocação de uma veneziana nos postes ornamentais vai possibilitar o resfriamento e evitar a queima sistemática das lâmpadas. A empresa tem prazo até o final deste mês para produzir os postes com o ajuste e providenciar a substituição das 281 unidades”, explicou o engenheiro responsável pela fiscalização da obra, André Luiz Biancardine de França.

A Praça a Santos Dumont é um logradouro de grande importância histórica e comercial na cidade, um espaço que por muito tempo esteve esquecido e que voltou a ser ocupado pela população após a revitalização, que trouxe novos equipamentos e uma completa reestruturação visual e de acessibilidade. “O projeto foi discutido com a sociedade, executado com recursos próprios e tenho certeza que agradou a todos”, comentou na época das obras o prefeito Celso Pozzobom.

Na reforma, concluída em junho deste ano, a praça ganhou melhorias no acesso, faixa de concregrama em todo o entorno, orientando o pedestre a atravessar no local mais seguro; iluminação decorativa com postes balizadores metálicos; iluminação em ‘espelho’ nas escadas; bancos com luzes embutidas e o monumento central teve o piso iluminado e refletores para exaltar o obelisco.

A cobertura do palco foi relocada para o nível mais alto, criando um espaço de convivência, e o palco foi remodelado para o hasteamento de bandeiras. A Santos Dumont ganhou ainda pista de skate, muro artístico e a “árvore digital”, que distribui sinal de internet via Wi-Fi, além de melhorias na acessibilidade, corrimão nas escadas e espaço com areia para as crianças, entre outros equipamentos.

Fotos: https://www.flickr.com/photos/167581318@N03/albums/72157711251638561/with/48867053312/