• 09/10/2019
  • Setembro Amarelo terminou com atendimento ao público na Santos Dumont
  • Categoria: Saúde
  • A Secretaria Municipal de Saúde realizou na última sexta-feira, 27, uma ação aberta ao público para encerrar a campanha Setembro Amarelo – mês de prevenção ao suicídio e pela valorização da vida. Na parte da manhã, na Praça Santos Dumont, uma grande equipe de psicólogos e estagiários e vários cursos atenderam pacientes do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS 2) e a população que frequenta ou simplesmente passa pela praça.

A psicóloga Cátia Faquinete, coordenadora de Saúde Mental da secretaria, disse que a ação foi bem-sucedida graças ao apoio de diversos parceiros, como os alunos de Psicologia da Universidade Paranaense (Unipar) e dos cursos de Técnico em Enfermagem e Auxiliar de Farmácia do Instituto Eficaz, e a equipe do CAPS.

“Os pacientes participarem de diversas atividades ao longo da ação. As equipes também abordaram quem passava pela praça para conversar sobre a valorização da vida e a prevenção ao suicídio, que foi tema do Setembro Amarelo. Tivemos ainda um plantão psicológico com os acadêmicos de Psicologia da Unipar”, lembrou Cátia Faquinete, além da presença de crianças de uma escola da cidade.

A ação teve ainda atividades físicas, com dança coordenada pela equipe da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel). “A ação foi direcionada à população em geral com o objetivo de trazer o tema à discussão, afinal não é um assunto comum nas rodas de conversa e tem um impacto muito grande nas famílias atingidas. A conversa é um bom caminho para aproximar as pessoas e ajudá-las a enfrentar as dificuldades da vida de uma forma saudável”, completou a psicóloga.

Fotos: aqui