Prefeitura inicia na próxima semana a construção de seis pontes rurais

19 de set de 2019 Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos
Imagem Prefeitura inicia na próxima semana a construção de seis pontes rurais
Prefeitura inicia na próxima semana a construção de seis pontes rurais

O prefeito Celso Pozzobom e o empresário Wilmar Schmidt Lindenmayer, da Construtora Cobrebem de Santa Helena (PR), assinaram na tarde desta quarta-feira, 18, a ordem de serviço para a construção de seis pontes em estradas rurais de Umuarama. O investimento será de cerca de R$ 2,6 milhões com recursos de convênio celebrado entre o município e o Ministério da Integração Nacional e a obra começa na próxima semana.

O objetivo é dar agilidade e segurança à mobilidade na zona rural, assegurando boas condições de trânsito em qualquer período climático. “O homem do campo precisa de acesso garantido às rodovias e grandes centros, pois depende do transporte para produzir, tanto para adquirir insumos, sementes e materiais de consumo para sua família, quanto para escoar a produção e abastecer as cidades”, disse o prefeito.

O município realiza um grande investimento na conservação e melhorias das estradas rurais, com adequações constantes, cascalhamento e até pavimentação – caso da Estrada Jaborandi, já concluída, e da Estrada Dias, que inicia ainda neste ano. “As pontes também são uma necessidade. Elas são muito antigas, exigem cuidados constantes e a qualquer momento podem deixar os produtores isolados. Com essas obras, vamos eliminar esse risco em definitivo”, completou.

Acompanharam a liberação da ordem de serviço os vereadores Júnior Ceranto, Newton Soares e Noel do Pão, presidente do Legislativo, os diretores de Obras, Nelson Bigeschi Jr., e de Projetos Técnicos, Andrei Felipe Gomes, os secretários municipais de Serviços Rodoviários, Mauro Liutti, e de Gabinete e Gestão Integrada, Luiz Genésio Picoloto, e a representante da Associação dos Produtores Rurais da Estrada Dias, Lucilene Maria Dias, a Lu.

As seis pontes serão construídas em concreto armado. “Há muitos anos não se construía pontes na zona rural. Neste ano já construímos uma na Estrada Esperança e uma ponte em parceria com a Usina Santa Terezinha, na Estrada Desengano, além de reconstruir pontes na Estrada Amarela e na Iarama”, lembrou o secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Isamu Oshima.

A primeira das seis pontes será construída na Estrada Moema, que liga a Estrada Dias à rodovia PR-580, sobre o Ribeirão do Veado. A obra começa na próxima semana e a previsão de conclusão é de 60 dias. “Vai ser muito bom ter garantida a opção de acesso à cidade pela Estrada Moema e ainda este ano a Prefeitura deve iniciar a pavimentação da Estrada Dias. Essas obras vão ajudar muito os pequenos produtores que vivem nesta região”, disse Lu.

As outras pontes, cuja metragem varia de 65,50 m² a até 90,7 m², serão construídas na Estrada Itajé, córrego Cedro; Estrada Baitira, córrego Garça; Estrada Paulista, córrego Água do Jumento; Estrada Divisora, córrego Água Santa Rosa; e Estrada Cearense, ribeirão Tiradentes.

FOTOS - clique no link: https://www.flickr.com/photos/167581318@N03/albums/72157710906006357

VÍDEO - clique no link: https://we.tl/t-bd6pJ9AKoh