• 09/09/2019
  • Procon divulga pesquisas de preços da cesta básica e dos combustíveis
  • Categoria: Procon
  • A Secretaria de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Municipal – da Prefeitura de Umuarama divulgou nesta semana as tabelas de acompanhamento de preços dos produtos que compõem a cesta básica (marcas líderes e mais populares) e também a variação nos combustíveis (etanol, gasolina e óleo diesel). Os preços foram colhidos entre os dias 3 a 6 de setembro.

A cesta básica com as marcas líderes de mercado teve variação de 2,5%, passando de R$ 609,43 em agosto para R$ 624,45% em setembro, puxada pela alta de produtos como a banana (38%), o alho (16%), o óleo de soja (11%) e o sabonete (14%), enquanto houve variação negativa nos preços do tomate (-18%), queijo mussarela fatiado (-8%) e macarrão (-6%). A cesta com produtos de marcas mais populares teve variação idêntica (2,5%), com o custo passando de R$ 481,62 para R$ 493,65 no comparativo com as cotações do mês passado.

Já a pesquisa de preços dos combustíveis apontou grandes diferenças na cotação realizada nas bombas, no último dia 6. Em Umuarama é possível abastecer pagando de R$ 4,13 a até R$ 4,49 pelo litro da gasolina comum. O etanol varia de R$ 2,78 a até R$ 2,99 e o diesel entre R$ 3,19 e R$ 3,59 o litro. A diferença foi grande na gasolina (4,29%), porém, a maior oscilação foi notada nos preços da gasolina aditivada – a mais barata custava R$ 4,28 e a mais cara R$ 4,69 o litro (4,42% a mais).

Para os donos de carros flex saberem com qual combustível devem abastecer para economizar, o custo do litro do etanol em relação ao da gasolina ficou em 67,2%. Calculado o rendimento de cada combustível, o Procon recomenda a preferência pelo etanol. Apesar da autonomia do veículo a álcool ser 30% menor, o uso desse combustível é vantajoso quando a diferença de preço supera esse percentual, em relação à gasolina.

Confirma mais detalhes nas tabelas.

Clique no link: http://www.umuarama.pr.gov.br/arquivos_diversos