Prefeitura
    Ajuda e Serviços
    Serviços
    Fale Com a Prefeitura
  • (44) 3621-4141
  • Atendimento ao Publico, Dúvidas, reclamações e sugestões.
    Fique Bem Informado
  • Receba em sua caixa de mensagem tudo que está acontecendo em nossa cidade.
  • (*)Nome
  • (*)E-mail
  • Cadastrar
  • Enviando aguarde...
    Você está em: Notícias
  • 28/08/2019
  • Com apoio da Prefeitura, Parque Industrial ganha horta comunitária
  • Categoria: Agricultura e Meio Ambiente
  • A Associação Vida e Solidariedade, que presta um importante trabalho social no Parque Industrial, ganhou nesta quarta-feira, 28, um grande reforço para atender famílias carentes que procuram auxílio na entidade. O prefeito Celso Pozzobom e o vice Hermes Pimentel da Silva entregaram uma horta comunitária, implantada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, que vai incrementar a alimentação fornecida diariamente pela casa da sopa mantida pela associação, permitir doações a famílias carentes e a comercialização dos excedentes.

    Esta foi a segunda horta comunitária entregue pelo prefeito Celso Pozzobom nas últimas semanas – a primeira foi no Parque Jabuticabeiras e já tem a produção comercializada entre a comunidade, com preços bem populares e renda revertida para entidade assistencial. “Este projeto é um compromisso da época da campanha que estamos implantando nos bairros, em parceria com as associações de moradores regularizadas e entidades de assistência e serviço social”, lembrou.

    O envolvimento da comunidade nas ações administrativas sempre foi buscado pelo prefeito. “Temos aqui um ótimo exemplo de parceria, para melhorar a alimentação das famílias do bairro e pessoas atendidas pela casa da sopa. Mas queremos a participação da comunidade em outras ações nas áreas de qualificação, saúde e educação, no combate ao mosquito da dengue, por exemplo. Tratando toda a cidade como uma única comunidade conquistaremos muitos avanços”, apontou.

    “Espero que a comunidade cuide bem dessa horta para que ela possa produzir muitos frutos e beneficiar a todos com uma alimentação melhor. O excedente poderá ser comercializado, inclusive através do Sacolão do Produtor, em parceria com a cooperativa dos pequenos produtores rurais, a Cooperu”, acrescentou o diretor de mobilização e articulação com a comunidade, Amós Westphal.

    Conforme o agrônomo Márcio Rezende, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, a Prefeitura preparou o solo, incorporou adubo orgânico e calcário, construiu os canteiros e realizou o primeiro plantio há cerca de 45 dias. “Também implantamos o sistema de irrigação e hoje temos aqui alface crespa e lisa, almeirão, repolho, couve, cebolinha e salsinha prontos para o consumo”, informou.

    ATENDIMENTO

    A fundadora e atual presidente da Associação Vida e Solidariedade, dona Maria do Carmo da Silva, ficou muito animada com a nova horta. Ela disse que agora terá verduras para enriquecer as refeições servidas de segunda a sexta-feira, na casa da sopa.

    “Preparamos e servimos cerca de 1.200 a 1.400 refeições por mês, gratuitamente, para moradores do bairro, de outras regiões, pessoas de passagem e população de rua. Essa horta vai garantir um cardápio mais variado. Também poderemos ajudar algumas famílias carentes que temos no Industrial e vender o que sobrar, para investir nas obras da associação”, disse dona Maria, agradecendo o apoio do município e do prefeito Celso Pozzobom.

    Com atividades há mais de 20 anos no bairro – iniciadas em 1997 – a associação também oferece lanches para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, atendidos em regime de contraturno escolar com oficinas de lazer e qualificação profissional.

     

    Fotos: clique aqui

  • Galeria de Fotos
  • Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto
Avenida Rio Branco, 3717 - CEP 87501-130 - Umuarama - Paraná - Fone: (44) 3621 4141 / Fax: 3622 8661