• 26/08/2019
  • Agosto Azul levou serviços e orientações para os homens no “Dia D”
  • Categoria: Saúde
  • A campanha de saúde Agosto Azul, dedicada à prevenção em saúde do homem, teve uma manhã bastante movimentada no último sábado, 24, no Centro de Especialidades Médicas (CEM). Sob a organização da Secretaria Municipal da Saúde e com a participação de diversos parceiros, como laboratórios, hospitais, clubes de serviço e cursos da Universidade Paranaense (Unipar), o “Dia D” atraiu centenas de pessoas preocupadas com a saúde e proporcionou mais de 500 atendimentos de variados tipos.

Além dos exames, orientações e atendimentos realizados, o objetivo foi levar os homens a refletirem sobre a importância da prevenção. “A saúde precisa estar em evidência na cabeça de todos nós, principalmente depois de uma certa idade, quando os problemas começam a surgir com mais intensidade. É importante falar sobre saúde e, mais ainda, realizar exames preventivos com frequência. Este ‘Dia D’ é um convite para manter esse tema tão significativo sempre em evidência”, disse a secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini.

O prefeito Celso Pozzobom esteve presente à atividade e também recebeu alguns dos atendimentos. “O homem não costuma levar a saúde muito a sério, mas o Agosto Azul está aí para fazer a gente refletir sobre isso e tomar mais cuidado. Foi muito bom ver a quantidade de pessoas que levantaram cedo para aproveitar esta oportunidade e ver como anda a sua saúde”, disse, parabenizando também os profissionais e voluntários que trabalharam para garantir as ações.

Entre outros números – nem todos os procedimentos foram contabilizados ainda – foram realizados 143 exames de PSA (preventivo do câncer de próstata), 115 aferições de pressão arterial, 70 atendimentos pela equipe do curso de Farmácia e Bioquímica da Unipar, 65 pessoas passaram por avaliação de câncer bucal e 52 fizeram cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC) – das quais três pessoas foram encaminhadas para consulta com endocrinologista e orientadas sobre o Programa de Cirurgia Bariátrica do Instituto Nossa Senhora Aparecida, caso tenham interesse em procedimento cirúrgico.

Além disso, o Senac/Umuarama realizou 46 atendimentos entre corte de cabelo e barba e realizou serviços de massagem Quik em 54 pessoas. O Rotary Club Umuarama Catedral, que coordena o Movimento Umuarama Rosa, também participou das ações, contribuindo com alguns custos do evento, bem como o Rotary Club Umuarama Despertar. “Infelizmente, apenas os serviços de avaliação de pele com o curso de Estética não foi ofertado, pois os acadêmicos estavam envolvidos na jornada do curso, que acontecia na mesma data”, lamentou uma das coordenadoras, Valdete Sperandio da Cruz.

O “Dia D” da Campanha Agosto Azul teve a participação da Secretaria Municipal de Saúde, Rotary Club, Legião Feminina de Combate ao Câncer, Laboratório São Francisco, cursos de Técnico em Enfermagem do Colégio Hilda Kamal e Eficaz, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Sesc, Senac, Samu, Unipar (cursos de Farmácia, Medicina, Odontologia, Enfermagem e Nutrição), Instituto Nossa Senhora Aparecida e Hospital Cemil.

Foram oferecidos exames de PSA para homens acima de 40 anos, verificação de pressão arterial, glicemia, colesterol, orientações sobre automedicações, obesidade mórbida e esclarecimentos sobre cirurgias bariátricas, orientações jurídicas, avaliações odontológicas, tabagismo, orientações nutricionais, vacinas, primeiros socorros, corte de cabelo, serviço de barbearia, massagem e outros serviços.

Foram distribuídos ainda bonés e sacolas de lixo para veículos com materiais educativos, lembrando a importância do protetor solar para o rosto, pois a região apresenta grande incidência de radiação solar, e também a limpeza – colocar lixo no lugar correto ajudar a proteger o meio ambiente.

Fotos: clique aqui

• Galeria de Fotos