• 26/08/2019
  • Falta apenas cerca de um quilômetro de cascalhamento na Estrada 215
  • Categoria: Serviços Rodoviários
  • O cascalhamento da Estrada 215, no distrito de Serra dos Dourados – ligando a rodovia PR-182 à estrada para Vila Nova União –, está na reta final, restando cerca de 1.100 metros de um total de quase 8 quilômetros. O trecho está sendo revitalizado pela Prefeitura de Umuarama para oferecer mais conforto e segurança aos moradores e demais usuários, no deslocamento entre a sede e os distritos.

Pela via transitam veículos de transporte de pacientes, ônibus do transporte escolar e caminhões que levam insumos e a produção agropecuária local, além da comunidade rural. Segundo o prefeito Celso Pozzobom, o investimento do município neste serviço é de R$ 830 mil. “É um dinheiro bem investido, por está melhorando as condições de tráfego dessa importante ligação rural. Além de dar mais segurança e conforto para os moradores, a Prefeitura economizará recursos importantes eliminando a necessidade constante de manutenção”, explicou.

“Estamos readequando várias estradas, aumentando a durabilidade e o conforto para os produtores rurais. A fragilidade do solo de Umuarama exige cuidados especiais e geram muitos custos com readequações e reparos, tanto após longos períodos de estiagem quanto depois de chuvas fortes”, apontou o secretário municipal de Serviços Rodoviários, Mauro Liutti.

Segundo ele, graças às boas condições do maquinário e ao período seco, o trabalho teve o andamento favorecido. “Além desta obra na 216, estamos cuidando muito bem da extensa malha viária não pavimentada de Umuarama, que soma quase 600 quilômetros. Nesta semana o pessoal trabalhou na estrada velha do Aeroporto Orlando de Carvalho, nos fundos do Parque Industrial 3A”, informou.

A intenção é melhorar as condições de várias estradas rurais com serviços que eliminem a necessidade constante de manutenção, o que favorece usuários e o município. Trabalho semelhante foi realizado na Estrada Cedro, próximo ao distrito de Lovat, cascalhada em toda a sua extensão, e deste então o maquinário da Prefeitura praticamente não precisou mais realizar serviços naquela via. Já a Estrada Jaborandi, dentro da APA do Rio Piava, está recebendo pavimentação asfáltica.

Quem passa pela estrada já sente a diferença, embora o cascalho ainda não tenha sido aplicado em toda a sua extensão. A estrada foi alargada, com microbacias e compactação do solo. O trânsito está mais seguro. A empresa responsável pelo serviço tem 6 meses de prazo. “Se não houver imprevistos, a previsão adiantar a finalização da estrada bem antes desse período”, comentou o secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Isamu Oshima, que informou o valor do contrato: R$ 831.948,97 em recursos livres.

Fotos: clique aqui

• Galeria de Fotos