• 21/08/2019
  • Censo 2020 tem primeira reunião de planejamento e acompanhamento
  • Categoria: Administração
  • A primeira reunião de planejamento e acompanhamento do Censo 2020, que será realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em todo o país, entre os meses de agosto e outubro do ano que vem, aconteceu na tarde desta quarta-feira, 21, na sala de reuniões da Prefeitura. Para o lançamento da contagem populacional o prefeito Celso Pozzobom recebeu o chefe do IBGE no Paraná, Sinval Dias dos Santos, o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Pérola, Darlan Scalco, outros representantes do IBGE e líderes da sociedade civil organizada, entidades de classe e do setor governamental.

A expectativa é que todas as residências da cidade sejam visitadas, segundo o coordenador do Censo em Umuarama, Sebastião Aparecido de Azevedo, “para que tenhamos um retrato fiel da população, quantos somos, como estamos e o que fazemos”, disse. “Os números do Censo ajudam a direcionar ações de governo e a planejar o futuro. Essas reuniões são importantes por unir a sociedade e ajudar a divulgar esse trabalho importante para a qualidade de vida da população”, justificou.

Os presentes foram informados sobre o processo seletivo, que vai contratar 104 recenseadores e 15 supervisores para o trabalho em Umuarama, as datas de início e fim da contagem da população, a possibilidade de responder o questionário pela internet e a utilização do Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) para agilizar a transmissão dos dados e informações apurados nas entrevistas. O IBGE solicitou apoio do município e da imprensa na divulgação do Censo 2020 e reforçou os objetivos do levantamento.

Pozzobom destacou a importância das informações levantadas pelo instituto, que já ajudaram a melhorar os repasses federais na área da saúde, e da expectativa de atingir 120 mil habitantes no Censo do ano que vem, considerando a demanda de serviços públicos. “Vamos usar os resultados para atualizar os repasses federais e estaduais feitos ao município, com base no índice populacional. Números atualizados também ajudam a atrair empresas e investidores para o município, aumentando as receitas e gerando mais empregos”, apontou, garantindo apoio ao trabalho do IBGE.

O IBGE trabalha com estimativa de 37.417 domicílios na cidade, que terá dois postos de coleta e divisão de áreas por GPS para o trabalho dos recenseadores. Sinval agradeceu o apoio do prefeito Celso Pozzobom e equipe – especialmente o secretário de Administração, Vicente Gasparini – e da AMP, lembrou a importância dos resultados na definição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e pediu apoio para o trabalho da equipe do IBGE na cidade.

Fotos: clique aqui

• Galeria de Fotos