Prefeitura
    Ajuda e Serviços
    Serviços
    Fale Com a Prefeitura
  • (44) 3621-4141
  • Atendimento ao Publico, Dúvidas, reclamações e sugestões.
    Fique Bem Informado
  • Receba em sua caixa de mensagem tudo que está acontecendo em nossa cidade.
  • (*)Nome
  • (*)E-mail
  • Cadastrar
  • Enviando aguarde...
    Você está em: Notícias
  • 13/08/2019
  • Falta de atenção e abuso na velocidade têm provocado muitos acidentes
  • Categoria: Umutrans
  • Os acidentes automobilísticos continuam preocupando as autoridades e a sociedade em Umuarama. Apesar de não haver registro de mortes desde março deste ano – nos primeiros três meses de 2019 foram sete mortes, dos quais cinco eram motociclistas –, de acordo com a Diretoria de Trânsito (Umutrans) a falta de atenção e o desrespeito à sinalização têm provocado colisões e atropelamentos – alguns com feridos e cenários impactantes.

    Após os acidentes, condutores costumam questionar a sinalização. Porém, a diretora da Umutrans vê o problema por outro ângulo. “Nossas ruas são bem conservadas e sinalizadas. Para locais de pouco movimento, onde a sinalização não está presente, existe o Código de Trânsito que, se for observado, evitará uma série de transtornos. O que falta aos motoristas, na verdade, é mais atenção e respeito às leis e a sinalização”, avaliou a diretora da Umutrans, Dianês Piffer.

    Nesta terça-feira, 13, a Umutrans precisou bloquear parcialmente o tráfego de veículos no cruzamento das avenidas Dr. Ângelo Moreira da Fonseca e Apucarana, na maior parte do dia, para a instalação de um novo conjunto semafórico. Na última semana, um acidente envolvendo dois carros, uma perua Kombi, uma motocicleta e um ônibus, resultou na destruição do semáforo existente no local – tanto dos porta-focos quanto das colunas metálicas.

    O prejuízo foi estimado em perto de R$ 25 mil. Representantes da empresa de ônibus cujo motorista provocou o acidente procuraram a Umutrans e se colocaram à disposição para arcar com os custos dos reparos. Após avaliação da engenharia de trânsito, as colunas foram realocadas e ganharam uma proteção metálica para bloquear o impacto direto. No mesmo local, o semáforo já foi avariado três vezes após acidentes.

    Na esquina da rua Arapongas com a Avenida Pirapó, outro acidente também deixou moradores impressionados, envolvendo três veículos. “Na Av. Pirapó existe redutor de velocidade em um dos sentidos. Já na Rua Arapongas não cabe mais redutor, pois existe quebra-molas na quadra seguinte, a poucos metros do local, e na outra quadra existe um semáforo”, lembrou Dianês.

    Portanto, o problema não é sinalização, mas falta de atenção e cuidado dos motoristas. “Esse acidente aconteceu devido ao avanço de uma preferencial devidamente sinalizada, que pode ter ocorrido por desatenção”, disse a diretora.

    O uso indevido do telefone celular e o excesso de velocidade tem causado muitos acidentes na região central e também nos bairros da cidade. “Os motoristas têm usado o celular de forma indiscriminada. É preciso ampliar a fiscalização, tanto de celular na direção quanto de velocidade – que envolverá a utilização de radar estático móvel –, e desenvolver novas campanhas educativas. A próxima está prevista para setembro, quando acontece a Semana Nacional do Trânsito”, anunciou Dianês Piffer.

     

    Fotos: clique aqui

Avenida Rio Branco, 3717 - CEP 87501-130 - Umuarama - Paraná - Fone: (44) 3621 4141 / Fax: 3622 8661