Prefeitura
    Ajuda e Serviços
    Serviços
    Fale Com a Prefeitura
  • (44) 3621-4141
  • Atendimento ao Publico, Dúvidas, reclamações e sugestões.
    Fique Bem Informado
  • Receba em sua caixa de mensagem tudo que está acontecendo em nossa cidade.
  • (*)Nome
  • (*)E-mail
  • Cadastrar
  • Enviando aguarde...
    Você está em: Notícias
  • 10/08/2019
  • Mães recebem orientação sobre desengasgo de crianças nas UBS
  • Categoria: Saúde
  • A campanha “Não Passe Sufoco” está orientando pais e mães, profissionais da área de saúde e a comunidade em geral sobre as técnicas de socorro a crianças engasgadas com líquidos ou alimentos sólidos. Lançada em 2017 pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Rádio Inconfidência AM, a campanha vem visitando todas as unidades básicas de saúde (UBS) do município e tem tido boa adesão.

    “Este é um conhecimento muito importante que pode salvar vidas. As pessoas sabem disso, principalmente mães com filhos pequenos, grávidas e equipes das unidades, por isso as palestras e demais atividades têm tido boa adesão. O intuito da campanha é disseminar esses conhecimentos para o maior número de pessoas, para que todos saibam o que fazer num momento de emergência”, apontou a secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini.

    Os casos de engasgo costumam ser corriqueiros e colocam a vida dos pequenos em risco, principalmente recém-nascidos. O conhecimento das manobras de socorro ajudam a desengasgar as crianças e a salvar vidas. Após a repercussão da primeira campanha, uma lei municipal de autoria da vereadora Ana Novais oficializou o mês de agosto para ações anuais de propagação das manobras, por meio da campanha “Não Passe Sufoco”.

    Neste ano, o cronograma de ações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, de acordo com a enfermeira Michelle Siqueira Fazoli, coordenadora do Centro de Referência Materno e Infantil (CRMI) e do Programa Nascer em Umuarama, aberto no último dia 1º, seguirá com ações até o próximo dia 29. “Estamos com palestras e orientações em todas as UBS da cidade e também nos distritos de Lovat e Serra dos Dourados, em parceria com o Corpo de Bombeiros e o Samu”, informou.

    Nesta sexta-feira, a palestra foi realizada pelo Samu, na UBS do Conjunto Habitacional Sonho Meu. Na próxima segunda-feira, 12, será a vez da UBS Ouro Branco, às 13h30, e do posto de saúde do distrito de Serra dos Dourados, a partir das 14h. A campanha termina no Centro Cultural Vera Schubert, às 13h30 do dia 29, com orientações sobre técnicas de desengasgo com a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu) e apresentação de paródias sobre amamentação, preparadas pelas unidades de saúde.

    As ações previstas incluem reuniões com grupos de gestantes, palestras sobre as manobras de socorro a crianças engasgadas, dias de puericultura e exibição de vídeos com instruções sobre a desobstrução de vias aéreas em sala de espera e consultas pré-natal, envolvendo equipes das unidades, do Samu e do Corpo de Bombeiros.

    IMPORTANTE SABER

    Em caso de engasgo e sufocamento, é importante manter a calma e seguir os seguintes passos:

    Passo 1 – Ligue ou peça para alguém ligar imediatamente para o SAMU (o telefone é 192) e informe seu endereço – nome da rua, número da casa, nome do bairro e a cidade onde está. Não tente retirar o objeto da garganta do bebê, pois você poderá empurrá-lo ainda mais fundo, piorando a situação.

    Passo 2 – Com os dedos indicador e médio segure a boca do bebê aberta. Coloque o bebê deitado de barriga para baixo, em cima do seu antebraço, com a cabeça mais baixa que o corpo. Apoie seu antebraço na sua coxa para ter mais firmeza.

    Passo 3 – Dê cinco tapas com a base da mão entre os ombros, no meio das costas do bebê, com um pouco de força, mas sem machucá-lo.

    Passo 4 – Coloque o bebê deitado de costas sobre o outro antebraço, apoiado sobre a coxa. Faça cinco compressões com dois dedos no meio do peito, entre os mamilos. Cada compressão deve ter quatro centímetros (2 a 3 dedos de profundidade).

    Passo 5 – Olhe para o bebê:

    - Se o bebê continuar engasgado, repita os passos 2, 3 e 4;

    - Se ele chorar, vomitar ou tossir, é sinal que desengasgou e sua cor voltará ao normal;

    - Em todo caso, aguarde a chegada do SAMU.

     

    Fotos: clique aqui

Avenida Rio Branco, 3717 - CEP 87501-130 - Umuarama - Paraná - Fone: (44) 3621 4141 / Fax: 3622 8661