• 10/06/2019
  • Implantação de nova rede de galerias chega à Av. Ângelo Moreira da Fonseca
  • Categoria: Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos
  • A Prefeitura de Umuarama está implantando uma grande rede de galerias pluviais que vai atender a região do Conjunto Habitacional Sonho Meu, a futura Avenida Ivo Shizuo Sooma (trecho municipalizado da rodovia PR-489, na saída para Xambrê), a Praça Odete Mossurunga e a Avenida Ângelo Moreira da Fonseca. Por suas grandes dimensões, a obra tem causado algum transtorno aos moradores da região impactada e também motoristas que trafegam pela redondeza, portanto é necessário atenção e paciência.

A construção das galerias, poços de visita e caixas de ligação exige escavações profundas e a remoção da cobertura asfáltica em diversos pontos – especialmente nas ruas Macapá e Guaporé, próximo do antigo Completo Poliesportivo, e agora na Ângelo Moreira – chegando à Praça Odete Mossurunga. “A obra eliminará o sério problema de alagamento registrado na baixada das avenidas Guanabara, Brasil e Parigot de Souza, próximo do Colégio Estadual Bento Mossurunga”, lembra o secretário de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Isamu Oshima.

Após visitar as obras, na tarde desta segunda-feira, o secretário disse que os transtornos s]ão temporários. “Os operários estão escavando as ruas com cuidado, por conta das redes de água, esgoto e comunicação (telefone e fibra óptica), que cruzam com a tubulação em vários pontos. Por isso é necessário muito cuidado e atenção, além de um pouco mais de tempo. Contamos com a compreensão dos moradores e motoristas. À medida que a tubulação e concluída, as ruas serão recuperadas”, assegurou Isamu Oshima.

O prefeito Celso Pozzobom lembrou que as galerias estão no pacote de serviços da duplicação da PR-489, que vai dar lugar à Avenida Ivo Shizuo Sooma. “Primeiro faremos as galerias, depois as obras estruturais e por fim a pavimentação. Neste trecho, serão mais de 30 mil m² de asfalto novo, 20 mil m² de recapeamento e 4.600 metros de galerias pluviais, além de meio-fio e sarjeta. O investimento é de quase R$ 7,5 milhões, em parceria com o governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedu)”, informou o prefeito.

Paralela à nova avenida, o município também executa obras de urbanização na Avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca, desde a rua Tomé de Souza (final da Avenida Brasil) até o trevo do Gauchão, na PR-323 – saída para Guaíra. O trecho está ganhando galerias pluviais, novos pontos de pavimentação (1.450 m²), quase 30 mil m² de recapeamento asfáltico, 1.730 m² de galerias, além de calçadas, meio-fio e sarjeta. Nesse trecho serão investidos R$ 1.997.040,88 e prazo de execução 240 dias. As duas obras são realizadas pela Sotram Construtora e Terraplanagem.

Fotos: Tiago Boeing/ PMU - clique aqui