• 04/06/2019
  • Roda de Conversa reúne pioneiros e resgata histórias nos 64 anos da cidade
  • Categoria: Administração
  • A exibição do primeiro curta-metragem da minissérie “Eu amo Umuarama”, concebida pela Secretaria Municipal de comunicação para resgatar fatos e histórias da trajetória de personalidades de Umuarama, reuniu na noite de segunda-feira, 3, no hall do Teatro Vera Schubert, pioneiros e pessoas que marcaram na infância da Capital da Amizade, que neste mês comemora 64 anos de vida.

O vídeo, seguido de uma animada roda de conversa onde a palavra fica livre para os participantes, objetiva perpetuar a memória de ícones que deram nome a praças, colégio, ao próprio teatro e a outros logradouros públicos. “É muito agradável se reunir com lideranças, pioneiros, personagens da vida política e cultural de Umuarama”, comentou o prefeito Celso Pozzobom.

O trabalho do artista plástico Abraão Hachicho foi o centro do primeiro bate-papo, que relembrou sua chegada à cidade, o despertar para a arte da pintura e sua evolução nos pincéis, que retratam com maestria e sensibilidade o passado e o presente da Capital da Amizade em telas vibrantes e reconhecidas.

“Conversamos sobre as várias fases da nossa cidade, relembrando vivências, desafios e dificuldades que a população superou para transformar aquele vilarejo nessa linda e promissora cidade, polo regional e exemplo de desenvolvimento. Não queremos que essas histórias caiam no esquecimento. Resgatando esses momentos, contados por pessoas que participaram da história da cidade, faremos com que essas memórias sejam perpetuadas e as origens de Umuarama jamais sejam esquecidas”, disse o prefeito.

O pintor Hachicho, homenageado da noite, presenteou o prefeito Celso Pozzobom com seu mais recente trabalho – uma tela que retrata a atualidade de Umuarama e também foi presenteado com uma lembrança da Secretaria de Comunicação. “Hachicho foi o primeiro. Em breve, dentro do mês do aniversário, traremos outras personagens da cidade, gente que viveu naquela época com essas lideranças, familiares, amigos, pessoas que têm algo a contar sobre o início desta maravilhosa cidade”, destacou a secretária de Comunicação, Letícia Macedo D’Ávila Correa.

Na Roda de Conversa, o artista plástico fez uma breve exposição dos seus quadros mais marcantes. Além de contar histórias interessantes, os convidados relembraram o passado folheando álbuns com fotografias antigas que mostram a grande transformação vivida por Umuarama ao longo das suas seis décadas de história. As datas e locais das próximas rodas de conversa serão divulgados nos próximos dias, dentro da programação dos festejos do aniversário da cidade, sempre nos lugares que levam os nomes dos homenageados.

Fotos: Tiago Boeing/ PMU - clique aqui