• 03/06/2019
  • Prefeitura repassa equipamento moderno de fisioterapia para Adefiu
  • Categoria: Saúde
  • O prefeito Celso Pozzobom e a secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini, repassaram nesta segunda-feira, 3, para a Associação dos Deficientes Físicos de Umuarama (Adefiu) o equipamento de fisioterapia PediaSuit adquirido pelo município graças a um repasse de recursos da Secretaria de Saúde do Estado da ordem de R$ 40 mil.

O aparelho – que foi recebido pela presidente da Adefiu, Olga Gonçalves Bertolino – será utilizado pela entidade para exames e exercícios com portadores de deficiência física em regime de concessão e o município fornecerá um profissional para o acompanhamento. Um fisioterapeuta será treinado para utilizar o equipamento e deve estar à disposição a partir de agosto.

Conforme o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 8ª Região, o método é um novo tratamento para pessoas com distúrbios neurológicos como paralisia cerebral, atraso no desenvolvimento, lesões traumáticas cerebrais, autismo e outras condições que afetam as funções motoras e cognitivas. O procedimento tem como base um programa de exercícios específicos e intensivos que estimula o crescimento e desenvolvimento da criança e do adulto.

O método trabalha a eliminação de reflexos patológicos e o estabelecimento de padrões de movimentos corretos e funcionais utilizando diversas ferramentas, como a propriocepção dinâmica por meio de uma órtese chamada Suit – uma roupa criada nos anos 70 por cientistas russos para uso dos astronautas.

“O Suit inclui colete, touca, shorts, joelheiras, calçados e um sistema de elásticos ajustáveis, posicionados para reproduzir a musculatura, funcionando como uma estrutura elástica externa. O conjunto promove a melhora da postura e dos movimentos, alinhando o corpo o mais próximo do normal, papel crucial para a normalização do tônus muscular, do sistema vestibular e de funções sensoriais”, explica a secretária Cecília Cividini.

Já o Spider (gaiola) é usado para aumentar a capacidade de isolar os movimentos desejados e fortalecer os grupos musculares responsáveis por esse movimento. A gaiola permite ganho de amplitude de movimento, de força muscular e flexibilidade das articulações. “Sem dúvida será um grande aliado na recuperação física e na qualidade de vida do pessoal atendido pela Adefiu. É através de parcerias com esta que conseguimos avançar de forma consistente na saúde e em outras áreas importantes da administração”, destacou o prefeito Celso Pozzobom.

Acompanharam a entrega, ainda, a diretora da Secretaria de Saúde, Renata Figueiredo, e o secretário municipal de Habitação, Amós Westphal, que é um apoiador da Adefiu e já presidiu a entidade.

Fotos: Tiago Boeing/ PMU - clique aqui