Prefeitura
    Ajuda e Serviços
    Serviços
    Fale Com a Prefeitura
  • (44) 3621-4141
  • Atendimento ao Publico, Dúvidas, reclamações e sugestões.
    Fique Bem Informado
  • Receba em sua caixa de mensagem tudo que está acontecendo em nossa cidade.
  • (*)Nome
  • (*)E-mail
  • Cadastrar
  • Enviando aguarde...
    Você está em: Notícias
  • 03/06/2019
  • Maio Amarelo chega ao fim, mas consciência no trânsito deve continuar
  • Categoria: Umutrans
  • A Diretoria de Trânsito de Umuarama (Umutrans) apresentou uma prestação de contas, na manhã desta sexta-feira, 31, no encerramento da campanha Maio Amarelo. Foram realizadas diversas ações educativas, melhorias estruturais na sinalização e quatro fiscalizações de trânsito em conjunto entre a Guarda Municipal e a Polícia Militar, que resultaram em 97 autuações (multas) e 28 veículos apreendidos, entre carros e motos; foram flagrados 27 pessoas conduzindo veículos sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e dois motoristas embriagados.

    Acompanharam a apresentação das ações secretários municipais – entre os quais o de Defesa Social, Vicente Gasparini –, o vice-prefeito Hermes Pimentel da Silva, comandantes da Polícia Militar, 7ª Subdivisão de Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal, inspetor Valdiney Rissato, e representantes dos vereadores, do Tiro de Guerra, Adefiu, Aciu, Comtran (Conselho Municipal de Trânsito), Rotary, Lions Club, Ordem dos Advogados do Brasil, o reitor da Unipar, Carlos Eduardo Garcia, e outras lideranças da sociedade.

    O secretário Vicente Gasparini e o vice-prefeito Hermes Pimentel falaram em nome do prefeito Celso Pozzobom, que participava de uma reunião da Associação dos Municípios Entre Rios (Amerios) e não pode comparecer. “Espero que os cuidados tão discutidos durante essa campanha se tornem um hábito para os nossos motoristas e tragam mais segurança para a população. A Umutrans fez um ótimo trabalho, ao lado dos demais parceiros, e vem tratando o trânsito de Umuarama como se trata em cidade grande, investindo em sinalização, educação e fiscalização”, disse Vicente.

    Pimentel disse que os motoristas precisam acompanhar a evolução do trânsito e respeitar a sinalização. “A fiscalização visa dar mais segurança às nossas ruas e avenidas. Umuarama é uma cidade grande e os motoristas precisam pensar como tal. A educação para o trânsito deve ser constante e ampliada, na medida do possível. Tive um acidente recente na família e a dor é muito grande. Temos de preparar bem os futuros motoristas”, apontou.

    AÇÕES EDUCATIVAS

    A diretora da Umutrans, Dainês Maria Piffer, agradeceu o empenho de todos os parceiros – em especial a PM, a Ciretran, o Comtran, a Guarda Municipal e a Prefeitura, que produziu todo o material publicitário da campanha através da Secretaria Municipal de Comunicação – e relatou as ações educativas realizadas no passeio ciclístico, exposição de carros acidentados, simulação de acidentes, aulas na Escolinha de Trânsito para escoteiros e guardas mirins, panfletagem nas feiras e centro da cidade, palestras e conscientização com cadeiras de rodas nas vagas de estacionamento.

    O foco da campanha foram os motociclistas – entre janeiro e março, sete condutores morreram no trânsito de Umuarama, e cinco pilotavam motos. Em abril e maio não houve mortes nas ruas da cidade. “Entre os 27 veículos recolhidos nas fiscalizações, 23 foram motocicletas, sem falar no grande número de autuações – quase 100, em apenas quatro operações”, reforçou Dianês. “A meta é chegar ao fim do ano se mais nenhuma morte no trânsito. Em abril e maio nós conseguimos, mas isso também vai depender dos condutores respeitarem os limites de velocidade e a sinalização de trânsito”, completou.

    INFRAESTRUTURA

    A diretora também falou dos investimentos em infraestrutura para a orientação do tráfego, com a instalação de 10 dispositivos educativos de monitoramento de velocidade (“anjinhos”) e mais oito que serão implantados em breve, e também dos semáforos ciclovisuais nos pontos onde há fiscalização eletrônica de avanço de sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestres, bem como a utilização de leitor de placas OCR para alertar a polícia sobre veículos com registro de furto ou roubo. Ao final, Dainês Piffer convidou o público para uma homenagear especial aos policiais, bombeiros e guardas municipais pela importante atuação no trânsito e ao longo da campanha. Um café da manhã aos convidados encerrou a prestação de contas.

     

    Fotos: Tiago Boeing/ PMU - clique aqui

Avenida Rio Branco, 3717 - CEP 87501-130 - Umuarama - Paraná - Fone: (44) 3621 4141 / Fax: 3622 8661