• 03/06/2019
  • Iniciados os serviços de terraplenagem para pavimentação da Estrada Jaborandi
  • Categoria: Educação
  • O programa de pavimentação de estradas rurais, visando a melhoria da infraestrutura e saneamento, teve iniciada a primeira obra nesta semana. Através de empresa contratada por meio de licitação, a Prefeitura começou os serviços de adequação e preparação do leito para a pavimentação da Estrada Jaborandi, no trecho de 6 quilômetros de extensão, entre a rodovia PR-482 e a estação de captação de água da Sanepar, no rio Piava.

O prefeito Celso Pozzobom acompanhou o início dos serviços de terraplenagem nesta quinta-feira, 30, depois que os proprietários rurais providenciaram a retirada das cercas no primeiro trecho. Algumas árvores também estão sendo removidas para a pavimentação. A pista terá seis metros de largura, mais um metro de grama e um metro de área livre de cada lado.

Serão 10 metros de espaço para o tráfego, manobras de veículos e apoio em caso de paradas. “Os moradores da Jaborandi serão os primeiros a experimentar um novo tempo para a zona rural de Umuarama. Com a lei 4235/2017, que institui o Programa de Melhoria da Infraestrutura e Saneamento Rural do município, queremos levar essa melhoria a outras estradas importantes para o escoamento da produção agropecuária e o deslocamento das comunidades rurais, que terão mais comodidade, segurança e qualidade de vida”, destacou Pozzobom.

A pavimentação compreende 36,7 mil m² de asfalto com ondulações (acompanhando as microbacias para escoamento da água da chuva) e faixas laterais gramadas. É resultado de parceria com recursos federais – emenda de R$ 900 mil do ex-deputado Alfredo Kaefer –, contrapartida do município e a participação importante dos proprietários rurais, de acordo com a testada de cada chácara ou sítio.

O projeto foi possível graças à adesão dos moradores, que concordaram em arcar com parte dos custos do asfalto. “Cada parceiro entra com uma parte e no final todos serão beneficiados”, explicou o prefeito. A participação foi definida em edital de chamamento público, que resultou em termo de adesão individual para cada proprietário rural. O custo da obra é de R$ 3,8 milhões, dos quais R$ 2,9 milhões serão rateados entre o município e os donos de áreas rurais ao longo da estrada. O prazo estimado de execução é de seis meses.

A pavimentação da Jaborandi servirá de modelo para outros projetos que a administração pretende implantar, beneficiando estradas rurais. “Destacamos a importância da população aderir ao programa para que a obra seja viabilizada. O município cumprirá sua parte e esperamos que a obra seja entregue dentro do prazo, para minimizar os transtornos. Contamos com a compreensão dos moradores durante o período de obras”, completou Celso Pozzobom.

Fotos: Tiago Boeing/ PMU - clique aqui