• 28/05/2019
  • Mobilização regional envolve escolas e CMEIs no Dia do Brincar
  • Categoria: Educação
  • O Núcleo Regional de Educação (NRE) de Umuarama, os cursos de Pedagogia e Educação Física e a Brinquedoteca da Universidade Paranaense (Unipar) e as prefeituras de 19 municípios da região realizaram nesta terça-feira, 28, a mobilização do “Dia Internacional do Brincar”. A ideia foi assegurar o direito das crianças ao brincar, proporcionando momentos de alegria e reforçando a convivência nas escolas.

Os 19 municípios do NRE de Umuarama realizaram ações simultaneamente nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIs. “A proposta para as escolas de Umuarama foi intensificar no Dia Internacional do Brincar o recreio pedagógico, que já acontece diariamente nas instituições. Nesse dia o recreio foi ampliado para 30 minutos, com a participação dos professores e funcionários. Algumas escolas também envolveram os pais dos alunos”, lembrou a secretária municipal de Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso.

As unidades educacionais prepararam recreio com brinquedos e brincadeiras diversas, como pular corda, amarelinha, elástico, circuito, brincadeiras de roda, passa anel, as cinco marias, jogos pedagógicos, brinquedos estruturados e não estruturados e cantos diversificados, entre outros utilizados nas escolas. “Professores multiplicadores dos 19 municípios do NRE participaram de uma oficina na Brinquedoteca da Unipar e levaram os conhecimentos para os demais, envolvendo todas as escolas da cidade”, completou a secretária.

A Escola Analides de Oliveira Caruso, do Parque Industrial, movimentou as mais 350 crianças da educação infantil e ensino fundamental (séries iniciais), apesar da chuva desta terça-feira. “Tivemos de levar algumas brincadeiras para dentro das salas de aula, mesmo assim conseguimos cumprir o objetivo que foi envolver todos os alunos em atividades lúdicas divertidas”, afirmou a diretora Sandra Sueli Orgado.

A coordenadora da Brinquedoteca da Unipar, Lucyelena Amaral Picelli, lembrou que a oficina de preparação do Dia do Brincar teve ótima participação dos professores, que aceitaram as ideias e a proposta de sensibilizar as escolas para a importância desse dia, comemorado há 20 anos. “Este foi o primeiro ano envolvendo as escolas do NRE, mas a Brinquedoteca já realiza atividades em semáforos, panfletagem, palestras e produção de brinquedos de bolso para distribuição há 15 anos. Muitas ideias vieram dos professores envolvidos na oficina, iniciada no último dia 7, mostrando criatividade e comprometimento com a proposta”, completou.

HISTÓRIA

O “World Play Day” (ou Dia Mundial do Brincar) é celebrado em mais de 40 países e relembra que brincar é um direito previsto na Convenção sobre os Direitos da Criança, das Nações Unidas. Garante uma alegria essencial para pessoas de todas as idades. “O brincar traz vantagens como a diversão, a educação, o aumento da concentração, a criatividade, a exploração e a convivência. É uma prática de essencial ao desenvolvimento das nossas crianças”, lembra Fátima Regina dos Santos Silva, coordenadora pedagógica da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação.

A data foi criada em 1999 pela International Toy Library, na 8ª Conferência Internacional de Ludotecas em Tóquio, celebrada pela primeira vez em 2000 e reconhecida no calendário da Unicef. Cada ano tem tema para a celebração da data – em 2019 é “Brincar é um direito”.

Fotos: Tiago Boeing/ PMU - clique aqui

• Galeria de Fotos
  • Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto