• 27/05/2019
  • Prolongamento da Rua Marialva recebe reperfilamento asfáltico
  • Categoria: Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos
  • Com equipe própria, a Secretaria de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos realizou nesta segunda-feira, 27, o reperfilamento asfáltico de um trecho da Rua Marialva, entre a esquina com a Rua José Dias Lopes (nas proximidades do Harmonia Clube de Campo) e a entrada do Condomínio Portal das Águas, no Parque dos Bandeirantes. O trabalho foi iniciado por volta das 9h e concluído no final da tarde.

O secretário Isamu Oshima (Obras) acompanhou o serviço. “Esse trecho estava bem complicado. As nossas equipes vinham realizando a manutenção, mas o pavimento encontrava-se bastante irregular e o ‘tapa-buraco’ já não resolvia mais. Por isso o prefeito Celso Pozzobom autorizou a realização de reperfilamento – uma espécie de recape, com menor espessura – utilizando massa asfáltica quente e compactação com rolo compressor”, explicou.

De acordo com o prefeito, a qualidade é garantida. “Esse serviço tem sido feito em diversos bairros de Umuarama, pois tem muito mais qualidade e durabilidade que a simples manutenção do asfalto. Nos trechos que receberam o reperfilamento, por quatro anos ou mais não há necessidade de reparos e isso representa economia para o município, pois são ruas que não precisam mais de tapa-buraco ou outras correções”, explicou Pozzobom.

O investimento é menor que o recapeamento por conta da espessura e também da utilização de equipamento e mão de obra próprios do município. “Desde que o prefeito reequipou o pátio de máquinas da Prefeitura, com a aquisição de patrolas, pás carregadeiras, caminhões e outros implementos, nós passamos a ter melhores condições e capacidade para realizar serviços em grande volume no pavimento asfáltico da cidade”, acrescentou o secretário Isamu Oshima.

No prolongamento da Rua Marialva foram aplicados cerca de 4 mil metros quadrados de massa asfáltica, totalizando aproximadamente 600 metros de extensão. Não última semana, o setor de Obras da Prefeitura apresentou um balanço da pavimentação e recape em execução na cidade. O responsável pela área, Valdivino Manoel de Oliveira, o Gerevine, informou que que em 28 meses a atual gestão aplicou R$ 16,5 milhões na malha asfáltica urbana de Umuarama, com 102 km atendidos com serviços.

“Foram cerca de 50 km de recapeamento e pavimentação de novos trechos (serviço contratado), mais 40 km recuperados com micropavimentação (parceria com o Cindepar) e 12 km de reperfilamento asfáltico, executado com equipes da Prefeitura, totalizando 765 mil m² de asfalto renovado”, completou.

Fotos: Tiago Boeing/ PMU - clique aqui

• Galeria de Fotos