• 10/05/2019
  • Biblioteca Itinerante visita escolas e CMEIs com “Literatura e Cinema”
  • Categoria: Educação
  • A Biblioteca Itinerante 2019 está percorrendo as escolas e centros de educação infantil de Umuarama com a proposta de levar cultura, alegria e diversão aos alunos da rede municipal de ensino. Lançada no último dia 30, no Centro Cultural Vera Schubert, com a presença do prefeito Celso Pozzobom – que inclusive anunciou a autorização para aquisição de um novo ônibus para o projeto – a temporada deste ano tem como tema “Literatura e Cinema”, abordando livros que inspiraram filmes e animações.

A idealizadora e coordenadora da biblioteca, professora e escritora Ângela Russi, reforça que emoção e alegria são os tons deste trabalho, preparado com carinho e dedicação pela equipe. “Todos os anos selecionamos temas, decoramos o ônibus e preparamos a ornamentação, adereços, jogos e brincadeiras para apresentar as histórias e envolver as crianças. O trabalho é artesanal e só é possível graças à dedicação dos nossos colaboradores, estagiários e apoiadores”, destacou, agradecendo o apoio da secretária de Educação, Mauriza Lima, e do prefeito Celso Pozzobom.

Após o lançamento começaram as visitas às escolas. Nesta semana o ônibus do projeto passou pela Escola Municipal Paulo Freire, CMEI São Paulo Apóstolo e Escola Malba Tahan. Para a próxima semana, a programação conta com a Escola Tempo Integral (na segunda-feira); visita da turma de uma escola de Pérola (quarta); e Escola Municipal Senador Souza Naves, na quinta e sexta-feira.

A visita inclui uma apresentação teatral com bonecos e uma ‘projeção’ simulada com desenhos inspirados no livro infantil “As Aventuras do Avião Vermelho”, escrito em 1936 pelo autor gaúcho Érico Veríssimo e levado para as telas em 2013, através de uma animação da produtora “Armazém de Imagens” – disponível no YouTube. A equipe também monta cenários e realiza brincadeiras com as crianças, que depois visitam a biblioteca montada dentro do ônibus do projeto.

A Biblioteca Itinerante já soma mais de 100 mil visitas, desde a sua criação. O ônibus decorado é uma atração à parte, com uma vasta lista de livros infantis e um ambiente próprio para a leitura. Neste ano, o tema “Literatura e Cinema” aborda livros que viraram filmes e animações de sucesso e os adereços são produzidos pela própria equipe, com muita reciclagem e criatividade, com o objetivo de plantar nas crianças a semente da leitura.

Fotos: Tiago Boeing/ PMU - clique aqui

• Galeria de Fotos