• 09/05/2019
  • Prefeitura recupera galerias danificadas no final da rua Belém
  • Categoria: Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos
  • Uma empresa contratada pela Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos está recuperando uma tubulação danificada no final da rua Belém, na região do Harmonia Clube de Campo. O trabalho, iniciado na última terça-feira, 7, pode ser concluído neste final de semana. “Havia o risco de erosão, porque aquela galeria recebe um grande volume de água nos períodos chuvosos”, explicou o secretário Isamu Oshima.

A galeria é dupla, com tubos de um metro de diâmetro. O rompimento da tubulação foi provado pelo desgaste natural. “Essa rede existe há mais de 30 anos e recebe água o tempo todo, mesmo quando não chove. É uma região de nascentes e a umidade constante vai danificando os tubos de concreto, com o tempo”, acrescentou o secretário.

Isamu Oshima disse que assim que o problema foi detectado, após uma vistoria de rotina, o serviço foi contratado em regime emergencial. “Havia o risco de rompimento de uma vasta extensão de tubos, o que poderia desencadear em uma grande erosão. A rede passa muito próxima de uma moradia, por isso decidimos agir rápido”, apontou.

Escavadeiras hidráulicas cavaram a terra por cerca de quatro metros até a tubulação e os operários removeram os tubos danificados, implantando uma nova galeria e uma caixa de ligação com poço de visita. Segundo o secretário, por conta de sérios problemas enfrentados ao longo dos últimos anos, o município tem tido cuidado especial com a rede de galerias pluviais.

“Devido às características do solo arenoso de Umuarama, altamente suscetível à erosão, não podemos demorar para agir quando surgem rompimentos. Além disso, mantemos vistorias constantes nas áreas de maior risco e o prefeito Celso Pozzobom determinou investimos em novas redes em vários pontos da cidade, a fim de evitar alagamentos e focos de erosão, que quando ocorrem costumam trazer grande prejuízo”, concluiu o secretário Isamu Oshima.

Fotos: Tiago Boeing/ PMU - clique aqui