• 06/05/2019
  • Escolas municipais e CMEIs recebem obras para melhorar a infraestrutura
  • Categoria: Educação
  • Os centros de Educação Infantil (CMEIs) e escolas municipais de Umuarama estão recebendo uma série de obras, destinadas a dar mais conforto e segurança tanto para alunos quanto para professores e funcionários. Por recomendação do prefeito Celso Pozzobom, a Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos realizou um levantamento da situação dos estabelecimentos de ensino e estabeleceu um cronograma de serviços que contempla praticamente todas as unidades com reparos e melhorias.

Os serviços são executados por três empresas contratadas pela Prefeitura – Camozzato & Queiroz (obras de 2018), JM Serviços Essenciais e Pontal Metalúrgica – e também por duas equipes de servidores municipais, com acompanhamento do engenheiro civil Renato Caobianco e do chefe de divisão Benedito Barbosa.

“O trabalho começou durante as férias escolas, mas não parou. Tomamos todos os cuidados para que as obras tenham o menor impacto possível sobre o dia a dia da escola e contamos com a compreensão de todos, porque os serviços são muito necessários e vão melhorar bastante os ambientes”, disse a secretária municipal de Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso.

A secretária agradeceu o empenho da equipe e a disposição do prefeito Celso Pozzobom em melhorar a infraestrutura das unidades escolares. “Muitas delas estavam sem manutenção há anos e agora estão recebendo coberturas novas, pinturas, rampas e adequações de acessibilidade, alambrados, áreas de convivência, uma série de benfeitorias que farão a diferença para os nossos alunos”, completou.

O relatório referente aos serviços é extenso, mesmo considerando apenas as obras mais significativas (sem contar reparos corriqueiros em telhados, alambrados, portas e pinturas). Algumas obras atendem exigências apontadas após vistorias do Corpo de Bombeiros e adequações propostas pela Vigilância Sanitária Municipal. “A prioridade é acessibilidade e segurança. Nós eliminamos praticamente todas as goteiras nas salas de aula e a implantação de platibanda na Escola Cândido Portinari pôs fim aos destelhamentos que eram comuns, por exemplo”, destacou Mauriza Lima.

SERVIÇOS

O CMEI São Cristóvão ganhou um solário acoplado a sala de aula e adaptação de banheiro para pessoas com deficiência (PCD), guarda-corpo e corrimão na rampa; no CMEI Rachel de Queiroz, guarda-corpo e corrimão na escada de entrada e sanitários de tamanho infantil; CMEI Ignácio Urbanski: adaptação do banheiro para PCD; CMEI São Paulo: construção de solário, adaptação de banheiros, ventilação dos banheiros infantis e reparos; CMEI Rubem Alves: novo solário; adaptação de banheiros, execução de rampa no acesso ao solário e parquinho infantil e telas de proteção.

As obras continuam. CMEI Nelly Gonçalves: solário, adaptação do banheiro para PCD, cobertura no acesso ao solário para dias de chuva, novo layout nos banheiros e calçadas; CMEI Vilmar Silveira: banheiro para PCD, nova despensa, guarda-corpo e corrimão na rampa de entrada; CMEI Helena Kolody: adaptação do banheiro, lactário e solário; CMEI Maria Arlete: adaptação do banheiro e central GLP; Escola Municipal Sebastião de Mattos: guarda-corpo e corrimão na rampa de acesso

Escola Rui Barbosa: adequação da central GLP, guarda-corpo e corrimão nas rampas e escadas, grades de proteção nos parquinhos, revisão nas luminárias de emergência e reforma, incluindo pintura externa, caixa de areia para parquinho adquirido pela escola, reparos nos forros das salas de aulas e beirais; Escola Paulo Freire: piso da quadra, retirada de árvores do novo pátio, rampa com acessibilidade para a quadra coberta, muro de arrimo, guarda-corpo e corrimãos.

MAIS OBRAS

Escola e CMEI Vinícius de Morais: rampa de acesso entre o CMEI e a parte estadual, adaptação da central GLP, rampas de acesso com guarda-corpo e corrimão e pintura interna das salas, além de adaptação do banheiro; Escola e CMEI Analides Caruso: adequação do guarda-corpo e corrimão, central GLP e banheiro para pessoas com deficiência; Escola Serra dos Dourados: instalação de sistema de hidrante e alarme de incêndio, em processo de licitação; Escola Malba Tahan: nova central GLP, guarda-corpo e corrimão no pátio e escadas, grelhas de proteção nas canaletas de coleta da água pluvial.

Escola Germano Rudner: azulejo no refeitório, pintura da sala multifuncional, isolamento acústico em duas salas e guarda-corpo em fase de execução; Escola São Cristóvão: reforma de guarda-corpo e corrimão; CMEI Cândido Portinari: instalação de blocos autônomos de iluminação e melhorias na cozinha; CMEI Cecília Meireles: adequação do banheiro para PCD e rampa de acesso aos banheiros; E Ângelo Moreira da Fonseca: instalação de luminárias de emergência, reparos nos forros de PVC, grelhas das canaletas de água pluvial e pintura dos quadros-negros; Escola Papa Pio XII: reparo nas calhas e forros, pintura dos quadros-negros e rampa para o parquinho infantil, entre outros serviços.

Fotos: Tiago Boeing/ PMU - clique aqui e aqui

Vídeos: Pedro Oliveira/ PMU - clique aqui