• 02/05/2019
  • Maio Amarelo começou com ação educativa no passeio ciclístico
  • Categoria: Umutrans
  • As estatísticas de trânsito em Umuarama mostram que quase a totalidade dos acidentes que resultaram em morte tiveram envolvimento de motocicletas, com alto índice de embriaguez ao volante (três, em cinco casos). Condutor ou passageiro foram as vítimas. Diante deste quadro, a campanha educativa Maio Amarelo 2019 será direcionada principalmente aos motociclistas, com distribuição de material educativo, blitzes educativas e fiscalizatórias.

As ações da campanha, organizada e coordenada pela Diretoria de Trânsito de Umuarama (Umutrans), começaram com uma conscientização dirigida aos ciclistas, durante o Passeio Cilístico do Trabalhador, realizado na manhã do último dia 1º, pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, em parceria com a Polícia Militar, Guarda Municipal, Ciretran e Umutrans. “Só neste ano, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar registraram 230 acidentes, com sete mortes – um pedestre, um ciclista e cinco motociclistas. Três das vítimas estavam embriagadas”, reforça a diretora da Umutrans, Dianês Maria Pifer.

A maioria dos acidentes registrados em Umuarama acontecem na área central, que é bem sinalizada. “Em 2018 a cidade contabilizou cinco mortes no trânsito. Neste ano, em apenas quatro meses já tivemos sete mortes. A população precisa se lembrar de que no trânsito o sentido é a vida e a campanha Maio Amarelo reúne vários parceiros em defesa de um trânsito mais seguro”, acrescentou.

Dez acidentes no ano passado, de janeiro a abril, envolveram pedestres e uma pessoa perdeu a vida. Em 2019, no mesmo período, foram 18 atropelamentos, também com uma morte. As quedas, colisões e atropelamentos acontecem em locais bem sinalizados, ruas e avenidas em condições normais de tráfego, o que evidencia a imprudência e a falta de atenção dos condutores, motocicletas e pedestres envolvidos nos acidentes.

“Além das mortes, os acidentes de trânsito também resultam em feridos, que sobrecarregam o sistema de saúde e muitas pessoas também ficam paraplégicos, tetraplégicos, enfrentam amputação de membros e acabam impossibilitados para o trabalho, devido às sequelas. Ou seja, o prejuízo é grande tanto para as famílias quanto para a saúde pública, sendo que a maioria dos acidentes poderia ser evitada com mais prudência e atenção no trânsito”, destacou o prefeito Celso Pozzobom, que apoia o Maio Amarelo e participou do passeio ciclístico no Dia do Trrabalhador.

PROGRAMAÇÃO

Além da abertura durante o passeio ciclístico, a campanha Maio Amarelo terá blitze fiscalizatórias em conjunto, realizadas pela Guarda Municipal e Polícia Militar; simulação de Acidentes feita pelo Corpo de Bombeiros, em parceria com a PM, GM e Samu, com distribuição de material educativo pela Umutrans e Ciretran; distribuição de folders nos semáforos e feiras da cidade, com o Rotary Umuarama, Grupo Colméia, Ciretran e Comtram.

Ainda distribuição de material educativo em empresas, escolas, colégios, universidades, repartições públicas; divulgação na parte externa dos ônibus do transporte coletivo e painéis eletrônicos; e o encerramento está previsto para 31/05, tudo focado nas principais causas de acidentes, que são excesso de velocidade, embriaguez ao volante; imprudência; desrespeito à sinalização; e falta de atenção.

“Caso alguma entidade ou empresa queira desenvolver ações do Maio Amarelo, basta entrar em contato com a Umutrans (3906-1018) que agendaremos uma data e daremos todo o apoio necessário. Todos são bem-vindos”, completou Dianês Pifer.

Fotos: Tiago Boeing/ PMU - clique aqui

• Galeria de Fotos
  • Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto