• 02/05/2019
  • Campanha de vacinação contra gripe terá “Dia D” no próximo sábado
  • Categoria: Saúde
  • Pais com crianças abaixo dos seis anos e adultos que estejam nos grupos prioritários devem procurar a unidade de saúde do seu bairro até o próximo dia 31, para receber a vacina contra influenza. A vacina está disponível em todas as unidades no horário normal de atendimento – das 7h às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

A Campanha Nacional de Vacinação terá o “dia D” neste sábado, 4, com todas as unidades abertas durante o dia todo para a vacinação. As mães poderão atualizar a carteira de vacinação das crianças com todas as vacinas faltantes, além da imunização contra a gripe. A abertura será pela manhã na UBS Sonho Meu, com presença do prefeito celso Pozzobom e da secretária municipal da Saúde, Cecília Cividini.

De acordo com o Ministério da Saúde, os grupos prioritários na campanha nacional de vacinação são: crianças de seis meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes em qualquer fase gestacional; puérperas; trabalhadores na área de saúde; professores de escolas públicas e privadas; idosos (a partir de 60 anos); indígenas; e doentes crônicos conforme critérios do Ministério da Saúde, mediante comprovação/declaração médica.

Além destes grupos, também podem receber a vacina adolescentes sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade e ainda profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas).

O município recebeu 27 mil doses da vacina contra gripe, segundo a secretária Cecília Cividini. “Na primeira fase priorizamos gestantes, bebês e mães que tiveram filhos há até 45 dias, que são considerados grupos mais vulneráveis. Agora a vacina está disponível para todos os grupos prioritários, com atenção especial aos idosos, que costumam apresentar complicações em decorrência da influenza”, disse a secretária da Saúde.