• 30/04/2019
  • Biblioteca Itinerante 2019 levará emoção do cinema para escolas
  • Categoria: Educação
  • Durante o lançamento da Biblioteca Itinerante 2019, na manhã desta terça-feira, 30, no Centro Cultural Vera Schubert, o prefeito Celso Pozzobom anunciou a autorização para aquisição de um novo ônibus que abrigará o projeto. “Com um veículo mais adequado, a equipe poderá levar cultura, alegria e diversão para as crianças da rede municipal de ensino em municípios próximos, além de maior conforto e segurança para todos”, disse. A idealizadora e coordenadora da biblioteca, professora e escritora Ângela Russi, ficou surpresa e emocionada com a notícia.

Emoção é o tom deste trabalho, preparado com carinho e dedicação pela equipe. “Todos os anos selecionamos temas, decoramos o ônibus e preparamos a ornamentação, adereços, ferramentas para apresentar as histórias e envolver as crianças. É um trabalho artesanal que só é possível graças à dedicação dos nossos colaboradores, estagiários e apoiadores do projeto, como a secretária de Educação, Mauriza Lima, e o prefeito Celso Pozzobom”, destacou Ângela Russi

O lançamento reuniu o prefeito, a secretária da Educação, a equipe da biblioteca e também secretários municipais, diretores, vereadores Noel do Pão, Maria Ornelas e Ana Novais, a diretora da Fundação Cultural, Vera Lúcia Borges, a presidente do Conselho da Mulher Empresária e Executiva da Aciu, Carina Previato, professores e representantes das escolas, além de servidores municipais.

A Biblioteca Itinerante já soma mais de 100 mil visitas, ao longo dos anos, nas escolas municipais. O ônibus decorado é uma atração à parte, com uma vasta lista de livros infantis e um ambiente próprio para a leitura. Neste ano, o tema é “Literatura e Cinema”, com a abordagem de livros que viraram filmes e animações de sucesso, e os adereços são produzidos pela própria equipe, com muita reciclagem e criatividade.

O objetivo maior é plantar nas crianças a semente da leitura. “O lançamento sempre é feito nas escolas, mas desta vez trouxemos para o Centro Cultural – por sugestão da Escola de Gestão da Prefeitura – para mostrar aos demais setores esse belo projeto. A Ângela é uma fábrica de criatividade e tem o nosso apoio, bem como do prefeito e de toda a equipe da Educação”, disse a secretária Mauriza Lima.

O lançamento teve uma mostra da apresentação teatral que será levada para as escolas, com bonecos e uma ‘projeção’ simulada com desenhos inspirados no livro “As aventuras do Avião Vermelho”, escrito em 1936 pelo autor gaúcho Érico Veríssimo e levado para as telas em 2016, através de uma animação. Os participantes também conheceram os cenários e brincadeiras que o ônibus biblioteca levará para as escolas, nas próximas semanas.

Fotos: Tiago Boeing/ PMU - clique aqui

Vídeos: Pedro Oliveira/ PMU - clique aqui

• Galeria de Fotos
  • Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto