• 27/04/2019
  • Assinada ordem de serviço para pavimentação da Estrada Jaborandi
  • Categoria: Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos
  • O programa de pavimentação asfáltica da Estrada Jaborandi, visando a melhoria da infraestrutura e saneamento rural da comunidade, teve um passo decisivo na noite da última quinta-feira, 25. O prefeito Celso Pozzobom assinou a ordem de serviço para o início do trabalho, na presença de vereadores e lideranças da comunidade, no salão do Projeto Canaã. A preparação da estrada para receber a melhoria será iniciada nos próximos dias.

A pavimentação compreende 36,7 mil m² de asfalto (6 km de extensão) e faixas laterais gramadas e é uma parceria que conta com recursos federais – emenda de R$ 900 mil do então deputado Alfredo Kaefer –, inclui contrapartida do município e a participação importante dos proprietários rurais, de acordo com a testada de cada chácara ou sítio.

“O projeto foi possível graças à adesão dos moradores, que concordaram em arcar com parte dos custos para que o asfalto seja viabilizado. Cada parceiro entra com sua parte e no final todos serão beneficiados”, explicou o prefeito. A participação foi definida pelo edital de adesão 021/2019 de chamamento público, publicado em 28 de fevereiro de 2019 e destinado à assinatura do termo de adesão individual de cada proprietário rural.

O custo total da obra é de R$ 3 milhões 817 mil 540,45, dos quais R$ 900 mil são recursos de emenda e R$ 2 milhões 917 mil 540,45 serão rateados entre o município e os donos de áreas rurais ao longo da estrada. “Precisávamos atingir 70% desse valor com a adesão dos moradores, durante o prazo de vigência do edital, e felizmente superamos esse índice com a participação maciça dos produtores”, acrescentou Pozzobom.

Em reuniões com os moradores da Jaborandi, o procurador jurídico do município, Heber Lepre Fregne, detalhou o programa de saneamento e desenvolvimento da estrada, critérios e condições de adesão, a divisão dos custos e a parte que cabe a cada parceiro no projeto, bem como prazo e forma de pagamento e o cronograma de execução. “As contribuições voluntárias foram calculadas proporcionalmente à metragem da testada dos imóveis e o pagamento será realizado em até 60 prestações”, esclareceu.

A pavimentação da Estrada Jaborandi servirá de modelo para projetos que a administração pretende implantar, beneficiando outras estradas rurais. “Agradecemos o apoio do deputado Kaefer e destacamos a importância da população aderir ao programa para que a obra seja viabilizada. O município cumprirá a sua parte e os proprietários serão os maiores beneficiados com o asfalto”, completou Celso Pozzobom.

A Jaborandi é uma via importante para o transporte escolar, escoamento da produção rural, acesso às propriedades, áreas de lazer e à estação de captação da Sanepar, por isso é uma das vias de leito natural mais movimentadas do município. Estiveram presentes à assinatura da ordem de serviço o vice-prefeito Hermes Pimentel da Silva, os vereadores Júnior Ceranto e Newton Soares, a diretora de Arrecadação e Fiscalização, Gislaine Alves Vieira, o diretor da Sotran, Luiz Gabriel de Souza, o diretor de Obras da Prefeitura, Nelson Bigeschi Junior, e o diretor de Assuntos Institucionais do município, José Cícero Laurentino.

Fotos: Tiago Boeing/ PMU - clique aqui

• Galeria de Fotos