Prefeitura
    Ajuda e Serviços
    Serviços
    Fale Com a Prefeitura
  • (44) 3621-4141
  • Atendimento ao Publico, Dúvidas, reclamações e sugestões.
    Fique Bem Informado
  • Receba em sua caixa de mensagem tudo que está acontecendo em nossa cidade.
  • (*)Nome
  • (*)E-mail
  • Cadastrar
  • Enviando aguarde...
    Você está em: Notícias
  • 27/04/2019
  • Conferência apontou os caminhos do turismo em Umuarama e região
  • Categoria: Indústria, Comércio e Turismo
  • Umuarama realizou nesta sexta-feira, 26, a 1ª Conferência Municipal do Turismo com o intuito de identificar e promover as potencialidades turísticas da cidade e região, durante o dia todo no auditório Spazio Hotel. Os participantes foram recebidos com música popular brasileira ao vivo e uma apresentação de dança flamenca com a bailarina e professora Máriam Trierveiler Pereira, do Instituto Federal do Paraná e Fundação Cultural de Umuarama.

    Evidenciar o turismo como fator de desenvolvimento social e econômico da região é um dos objetivos da conferência, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, em parceria com o Conselho Municipal do Turismo (Contur) e o Umuarama e Região Conventions & Visitors Bureau – Instituto Umuarama de Turismo e Eventos.

    O evento foi aberto pelo secretário Douglas Bácaro, ao lado dos vereadores Noel do Pão (presidente da Câmara) e Júnior Ceranto, o presidente do bureau, Marcelo César Piffer, a presidente do Contur, Viviany Franciny Braga Roder, o chefe da Divisão de Turismo, Anderson Arilson de Freitas, e o professor Alessandro Piffer, representando a Universidade Paranaense (Unipar).

    Douglas Bácaro lembrou que Umuarama foi a quinta cidade do Paraná a realizar a conferência local de turismo, que ajudará a subsidiar a Paraná Turismo para a conferência estadual, que definirá as bases do setor no Estado. “Nossa cidade tem grande potencial no turismo de eventos, que pode agregar muitos benefícios para a economia, inclusive em rentabilidade, movimentação do comércio e serviços”, disse.

    “Atrativos turísticos locais e regionais, urbanos e rurais, podem ser associados a grandes eventos, que trarão público de outros centros para a Capital da Amizade, criando um círculo de negócios e até atraindo investidores. Mas para isso precisamos nos estruturar e formar profissionais para o atendimento”, disse Bacaro, defendendo inclusive a volta do curso de Turismo e Hotelaria, que já existiu em Umuarama.

    O secretário falou sobre obras em fase de conclusão que vão estimular o setor, como o Centro de Eventos, o aeroporto municipal com vôos regulares – anunciou que a Azul Linhas Aéreas já retirou alvará para operar na cidade – e o shopping. “Não podemos desperdiçar essa oportunidade de contribuir para uma virada na economia local, pois em breve Umuarama estará mais acessível e visível no cenário estadual e o turismo tem muito a contribuir com tudo isso”, pontuou.

    A conferência contou com palestras, discussões setoriais, indicação das prioridades para planejamento estratégico do turismo municipal e plenária de aprovação das indicações das ações. Foi um espaço para o debate entre o segmento, sociedade civil, poderes constituídos, conselheiros, gestores, investidores e demais protagonistas do turismo, além de discutir propostas, diretrizes e conceitos para subsidiar a consolidação da política municipal do setor, norteando as ideias, objetivos e diretrizes gerais para subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Turismo.

    Fotos: Tiago Boeing/PMU - clique aqui

  • Galeria de Fotos
  • Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto
Avenida Rio Branco, 3717 - CEP 87501-130 - Umuarama - Paraná - Fone: (44) 3621 4141 / Fax: 3622 8661