• 27/04/2019
  • Conferência apontou os caminhos do turismo em Umuarama e região
  • Categoria: Indústria, Comércio e Turismo
  • Umuarama realizou nesta sexta-feira, 26, a 1ª Conferência Municipal do Turismo com o intuito de identificar e promover as potencialidades turísticas da cidade e região, durante o dia todo no auditório Spazio Hotel. Os participantes foram recebidos com música popular brasileira ao vivo e uma apresentação de dança flamenca com a bailarina e professora Máriam Trierveiler Pereira, do Instituto Federal do Paraná e Fundação Cultural de Umuarama.

Evidenciar o turismo como fator de desenvolvimento social e econômico da região é um dos objetivos da conferência, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, em parceria com o Conselho Municipal do Turismo (Contur) e o Umuarama e Região Conventions & Visitors Bureau – Instituto Umuarama de Turismo e Eventos.

O evento foi aberto pelo secretário Douglas Bácaro, ao lado dos vereadores Noel do Pão (presidente da Câmara) e Júnior Ceranto, o presidente do bureau, Marcelo César Piffer, a presidente do Contur, Viviany Franciny Braga Roder, o chefe da Divisão de Turismo, Anderson Arilson de Freitas, e o professor Alessandro Piffer, representando a Universidade Paranaense (Unipar).

Douglas Bácaro lembrou que Umuarama foi a quinta cidade do Paraná a realizar a conferência local de turismo, que ajudará a subsidiar a Paraná Turismo para a conferência estadual, que definirá as bases do setor no Estado. “Nossa cidade tem grande potencial no turismo de eventos, que pode agregar muitos benefícios para a economia, inclusive em rentabilidade, movimentação do comércio e serviços”, disse.

“Atrativos turísticos locais e regionais, urbanos e rurais, podem ser associados a grandes eventos, que trarão público de outros centros para a Capital da Amizade, criando um círculo de negócios e até atraindo investidores. Mas para isso precisamos nos estruturar e formar profissionais para o atendimento”, disse Bacaro, defendendo inclusive a volta do curso de Turismo e Hotelaria, que já existiu em Umuarama.

O secretário falou sobre obras em fase de conclusão que vão estimular o setor, como o Centro de Eventos, o aeroporto municipal com vôos regulares – anunciou que a Azul Linhas Aéreas já retirou alvará para operar na cidade – e o shopping. “Não podemos desperdiçar essa oportunidade de contribuir para uma virada na economia local, pois em breve Umuarama estará mais acessível e visível no cenário estadual e o turismo tem muito a contribuir com tudo isso”, pontuou.

A conferência contou com palestras, discussões setoriais, indicação das prioridades para planejamento estratégico do turismo municipal e plenária de aprovação das indicações das ações. Foi um espaço para o debate entre o segmento, sociedade civil, poderes constituídos, conselheiros, gestores, investidores e demais protagonistas do turismo, além de discutir propostas, diretrizes e conceitos para subsidiar a consolidação da política municipal do setor, norteando as ideias, objetivos e diretrizes gerais para subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Turismo.

Fotos: Tiago Boeing/PMU - clique aqui

• Galeria de Fotos