• 27/04/2019
  • Secretarias de Educação trocam experiências para estimular a leitura
  • Categoria: Educação
  • A Secretaria de Educação de Umuarama participou de um encontro de secretarias municipais do setor realizado nesta sexta-feira, 26, pelo Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Educação (NRE), com a presença do assessor especial Josimar Bochine, de Curitiba. O evento, em comemoração ao Dia do Livro Infantil, reuniu professores, coordenadores escolares, diretores e secretários de educação de vários municípios da região e contou com a apresentação de projetos realizados pelas escolas estaduais e municipais.

Umuarama foi representada pela secretária Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso e pelo projeto Biblioteca Itinerante – Caminhos da Sabedoria, coordenado pela professora e escritora Ângela Russi, que apresentou no evento o tema que será trabalhado neste ano, nas escolas municipais. “Literatura e Cinema” será o foco desta temporada e o lançamento está previsto para a próxima terça-feira, 30, às 8h, na frente do Centro Cultural Vera Schubert (Av. Rio Branco, 3633, Umuarama).

O encontrou contou com a presença, ainda, da chefe do NRE, professora Gilmara Zanata, do vereador Júnior Ceranto e do presidente da Associação Umuaramense de Letras e Artes (Aula), Jamil Alexandre da Silva. O assessor especial da Secretaria de Estado da Educação destacou que a leitura de bons livros devem ser ensinada até mesmo antes do contato das crianças com a tecnologia. Ele saudou os presentes em nome do governador Ratinho Júnior e do secretário Renato Feder e disse que os professores devem ficar atentos às formas de despertar nas crianças o gosto pela leitura.

“O governo tem boas ideias para a educação e quer estar mais próximo dos municípios, em termos de gestão, porque vê no setor uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento. Uma educação de qualidade pode transformar o Paraná e o país”, disse. A chefe do NRE, Gilmara Zanata, lembrou que o núcleo tem promovido várias formações para os professores em todos os níveis e buscado uma aproximação com as secretarias municipais. “Através dos livros os alunos podem conhecer o mundo sem sair de casa, por isso a leitura deve ser estimulada a partir de casa e mais ainda na escola”, apontou.

A secretária de Educação de Umuarama explicou a importância do estímulo à leitura – valorizado com atualização constante dos professores municipais – e o sucesso do projeto Biblioteca Itinerante, “que há vários anos têm visitado escolas com um ambiente lúdico ricamente decorado, personagens das histórias infantis de cada tema e muitos livros à disposição das crianças”, comentou.

“Com apoio do prefeito Celso Pozzobom temos feito muito na Educação para melhorar a qualidade do ensino, tanto de forma estrutural nas escolas quanto noa formação continuada dos professores e equipe da secretaria. Mas sempre podemos fazer um pouco mais, e é conhecendo as experiências de outros municípios que podemos incrementar novas ações”, completou Mauriza LIma, que entregou convite ao assessor da Secretaria de Educação e à chefe do NRE para o lançamento da Biblioteca Itinerante 2019 na próxima terça-feira, no Centro Cultural Vera Schubert.

Fotos: Tiago Boeing/ PMU - clique aqui

• Galeria de Fotos
  • Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto