• 27/04/2019
  • Fase municipal dos Jogos Escolares aponta os classificados à regional
  • Categoria: Esporte e Lazer
  • Aberta na última semana, dia 18, a fase municipal dos Jogos Escolares do Paraná, que neste ano completam 66ª edições, chegou ao final nesta sexta-feira, 26, em Umuarama. As competições, com a participação de 722 alunos-atletas formando 70 equipes de 21 instituições de ensino da sede e distritos, movimentaram as principais praças esportivas da cidade e definiram os estabelecimentos de ensino classificados para a fase regional da competição.

Os jogos foram disputados no Ginásio de Esportes Amário Vieira da Costa e também nos ginásios do Jardim Alphaville, da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e do Harmonia clube de Campo. O Estádio Municipal Lúcio Pipino ficou à disposição, mas não houve disputa de futebol de campo. “A participação da comunidade esportiva, dos pais e torcedores foi muito expressiva”, apontou o diretor de Esporte e Lazer do município, Jeferson Ferreira.

A fase municipal dos JEPs é uma realização da Secretaria de Estado da Educação/ Núcleo Regional de Educação e Prefeitura de Umuarama, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Ela define as escolas que vão representar o município na fase regional e, dependendo dos resultados, na etapa final da competição.

“Participar dos JEPs é uma ótima experiência para os alunos, tanto da rede pública quanto escolas privadas. Além da saudável prática de atividades esportivas, desenvolve o espírito de equipe, ajuda a formar lideranças, fortalece o respeito e a disciplina, sem falar nos momentos alegres que os jogos proporcionam”, reforçou Jefinho, que destacou o apoio do prefeito Celso Pozzobom para o sucesso da competição.

Para aumentar a segurança das praças esportivas onde os jogos aconteceram, conforme foi discutido durante o congresso técnico – com a aprovação de professores, diretores e comissões técnicas –, neste ano a Smel implantou um sistema de pulseiras para identificar as pessoas que acompanham as competições. Uma cor foi definida para os atletas, outra para os torcedores e mais uma para a comunidade esportiva, ajudando a Guarda Municipal e a Polícia Militar a identificar quem estava realmente participando ou prestigiando os jogos no entorno dos ginásios.

A disputa aconteceu nas modalidades futsal, futebol de campo, voleibol, vôlei de areia, basquetebol e handebol, no masculino e feminino, com atletas divididos em dois grupos de acordo com a faixa etária (classe B de 12 a 14 anos e classe A de 15 a 17 anos). Os campeões, que garantiram vaga na fase regional, foram:

Basquete masculino A – Colégio Sesi

Basquete masculino B – Colégio Padre Manuel da Nóbrega