• 25/04/2019
  • Secretaria da Educação conhece sistema de reconhecimento facial para escolas
  • Categoria: Educação
  • Uma equipe da Secretaria de Educação de Umuarama, liderada pela secretária Mauriza Lima, esteve em Paranavaí na última terça-feira, 23, para conhecer projetos desenvolvidos pela prefeitura daquele município no setor educacional. O grupo visitou escolas e foi recebido no gabinete, pelo prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes, o Delegado KIQ, e pela secretária de Educação, Adélia Paixão.

“Temos conhecimento sobre realizações muitos positivas que estão acontecendo na educação em Paranavaí, especialmente projetos que envolvem investimentos em tecnologia, como o reconhecimento facial, que estão otimizando e dando mais segurança para as crianças nas escolas”, disse a secretária Mauriza Lima.

A equipe de Umuarama encontrou um ambiente agradável. “Vimos a alegria de cada criança em estar na escola, boas estruturas, sistemas tecnológicos que funcionam e investimentos inteligentes, que trazem bons resultados. Captamos boas ideias para adaptá-las ao nosso município e melhorar ainda mais o atendimento oferecido aos nossos alunos”, elogiou a secretária. “Acreditamos que uma educação de qualidade faz a diferença para termos cidadãos conscientes e envolvidos com a comunidade no futuro”, frisou o Delegado KIQ.

O projeto que mais chamou a atenção da equipe de Umuarama foi o sistema de reconhecimento facial implantado nas 19 escolas municipais de Paranavaí. Em funcionamento desde 2018, o sistema tem hoje 8.400 alunos cadastrados. O registro de presença através do reconhecimento facial traz mais segurança aos pais, por saberem que a criança realmente está na escola, e também para as equipes da escola, responsáveis por esses alunos no horário escolar.

“Além disso, o sistema ajuda a economizar tempo com a chamada em sala de aula e permite gerenciar melhor a merenda escolar. As cozinheiras são informadas pelo sistema sobre quantas crianças estão na escola naquele dia e quantas refeições precisam ser servidas, evitando o desperdício”, explicou a secretária Adélia.

Outra vantagem do sistema é que caso a criança falte à aula ou não faça o reconhecimento facial, os pais recebem uma mensagem no celular informando a ausência dos filhos. Se o aluno faltar por cinco dias consecutivos o Conselho Tutelar é acionado para fazer contato com a família e saber o motivo da ausência. A Prefeitura de Paranavaí investiu R$ 500 mil na compra do sistema de gerenciamento de informações escolares.

De acordo com a secretária Mauriza, além do controle de presença e fluxo o sistema permite gerenciamento das ações pedagógicas e administrativas de cada escola, trazendo mais agilidade e rapidez em todo o processo escolar. “É um investimento significativo, mas que traz muitas vantagens e um controle inteligente da frequência escolar, possibilitando definir estratégias de melhorias com base em dados confiáveis e atualizados diariamente. Vamos levar essa ideia para o prefeito Celso Pozzobom e discutir a possibilidade de implantação”, completou a secretária.

O sistema gerencia todo o trabalho da secretaria da escola, com impressão de históricos, boletim escolar e lançamento de atestados, gerando economia com a redução de papel. “Com ele nós temos o controle de todas as escolas, desde os alunos presentes naquele dia, cadastro escolar de cada aluno, infraestrutura, merenda, contato com o Conselho Tutelar, transporte, biblioteca, etc., enfim um diagnóstico preciso da situação de todas as instituições”, finaliza a secretária Adélia Paixão.

Fotos: Divulgação/ Prefeitura de Paranavaí - clique aqui

• Galeria de Fotos
  • Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto