• 13/04/2019
  • Plataformas do novo terminal rodoviário começam a ser concretadas
  • Categoria: Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos
  • Obra importante do ponto de vista logístico, a construção do novo Terminal Rodoviário de Umuarama, no Parque Residencial Interlagos, ganhou um ritmo mais intenso nas últimas semanas e o cenário começa a se modificar também na parte externa do canteiro de obras. Nesta semana, a empresa responsável pelo serviço começou a concretar as plataformas onde os ônibus vão estacionar, para embarque e desembarque de passageiros.

Além disso, uma série de serviços internos também foram executados recentemente. “Já temos banheiros azulejados, novas escadas, os boxes foram requadrados e já podem receber a massa corrida para pintura. Aos poucos, o terminal começa a entrar em fase de acabamento. O caminho ainda é longo, mas o serviço está avançando”, apontou o secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Isamu Oshima.

A retomada da construção da nova rodoviária foi resultado de um grande esforço da administração municipal. A obra recomeçou no final de 2018, depois de ter sido abandonada pela empreiteira do primeiro contrato. “A Prefeitura realizou nova licitação e agora, com o investimento de mais R$ 8 milhões, a expectativa é inaugurar rodoviária ainda neste ano ou no início do próximo. Além do conforto e da comodidade que a estrutura oferecerá aos usuários, será um local seguro e moderno para o deslocamento da população nas viagens de negócio, passeio ou qualquer outra finalidade, bem como para receber visitantes da região e de fora do Estado”, comentou o prefeito Celso Pozzobom.

Após adequar o canteiro de obras, a nova empresa reforçou o corpo de operários com mais trabalhadores contratados. A equipe praticamente finalizou o sistema de drenagem pluvial e em breve implantará pavimentação asfáltica. A empresa foi contratada sob regime de empreitada global. A licitação aconteceu em agosto de 2018 e a CDA Engenharia, de Joinville (SC), venceu a disputa com o preço final de R$ 8.066.117, 88.

O terminal terá 7.599 m² de área construída, somando 1.993 m² de calçadas, boxes e demais instalações, além de ampla área externa para circulação, plataformas, estacionamento, jardins e áreas de passeio para os usuários. A entrada e saída dos ônibus ficará no mesmo nível da marginal à Estrada Bonfim, que liga à rodovia PR-323, bem como as plataformas. Já áreas comuns, banheiros, guichês, lojas e praça de alimentação serão no piso inferior (entrada pela Avenida Romeu Zolim), com acesso à área de embarque por meio de escadas rolantes e elevador.

Fotos: Tiago Boeing/ PMU - clique aqui

Video: Pedro Oliveira/ PMU - clique aqui