• 12/04/2019
  • Alunos que moram longe da Guarda Mirim receberão vales-transportes
  • Categoria: Assistência Social
  • Uma avaliação interna com os garotos que fazem parte da Guarda Mirim, realizada no ano passado, apontou as dificuldades que eles encontram para participar das aulas, oferecidas semanalmente para a formação em cidadania, colocação no mercado de trabalho (embasada na Lei do Menor Aprendiz), projetos profissionalizantes e complementação educacional. Em Umuarama participam adolescentes de 14 a 18 anos de várias regiões da cidade – algumas delas bem distantes da sede do projeto social.

O deslocamento foi apontado com uma das maiores dificuldades para a participação nas aulas, ao lado da refeição – já que alguns dos adolescentes seguem direto da escola direto para as aulas da Guarda. Após essa avaliação, o problema da alimentação foi resolvido pela própria coordenação, já a questão do transporte contou com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

“Alguns garotos residem praticamente do outro lado da cidade e encontram dificuldade para frequentar as aulas semanais, realizando o percurso a pé ou de bicicleta e enfrentando chuva e sol. Como a entidade não tem como fornecer vale-transporte, encaminhou ofício ao conselho e após reunião os conselheiros deliberaram pela concessão do benefício”, informou o presidente do CMDCA, Uilian Henrique da Silva Drohson.

Com a parceria, serão atendidos até 60 adolescentes com vale-transporte de ida e volta uma vez por semana (totalizando 120 passes), que serão custeados integralmente com recursos do Fundo Municipal da Criança – dos pouco mais de 200 integrantes. Esse fundo é administrado pelo conselho e conta com arrecadação, entre outras fontes, de doações de contribuintes do Imposto de Renda, portanto é muito importante a ajuda da comunidade para manter esse benefício e tantos outros serviços realizados pelas entidades constituídas da cidade que podem receber recursos do Imposto de Renda.

Os vales-transportes foram adquiridos nesta semana, junto à Viação Umuarama – concessionária do transporte coletivo urbano – e repassados ao presidente da Guarda Mirim, João Ariovaldo Trento. Os alunos poderão utilizar os passes a partir da próxima semana, para participar das aulas.

Fotos: Tiago Boeing/ PMU - clique aqui